Em Bom Jesus do Norte, “Rede Cuidar” é discutido entre prefeitos do ABC

José Carlos, Marquinhos, Jair e Fabício

 Coordenadora da Comissão Intergestora Regional(CIR), Eliza Darós  e os secretários de saúde do ABC, em encontro no gabinete do Prefeito Marquinhos Messias, em Bom Jesus do Norte. 

A “Rede Cuidar”, proposta do Governo do Estado que tem por objetivo dar celeridade ao atendimento multiprofissional em todo o Estado através de unidades descentralizadas, foi pauta de reunião na segunda-feira(27),entre os prefeitos do ABC capixaba,  o Superintendente Regional de Saúde, Jair Ferraço, a
Segundo Márcia Alessandra Silva Azevedo, Secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte, o encontro teve como objetivo apresentar aos prefeitos e secretários de Saúde do ABC, o cronograma de trabalho que irá capacitar os gestores municipais, através de várias oficinas para entenderem a dinâmica de procedimentos que devem ser adotados para promover o atendimento de pacientes na Rede Cuidar. A região sul vai contar com uma unidade na cidade Guaçui,  para prestar atendimento aos 14 municípios da região do Caparaó, e a previsão é que a rede passe a funcionar no próximo ano.  
Os  Prefeitos  Marquinhos Messias de Bom Jesus do Norte, Fabrício  Thebaldi de Apiacá e José Carlos de Almeida, de São José do Calçado avaliaram como positiva  a iniciativa de implantação da unidade na cidade de Guaçuí e saíram otimistas do encontro. “Esse programa  é muito bom, pois o paciente vai receber um plano de cuidados e receberá atenção de vários profissionais em um só lugar, com exames feitos neste mesmo lugar;  isso agiliza o atendimento, facilita a cura do paciente e reduz os custos com combustíveis e diárias.  Além disso, não será necessário o deslocamento de pacientes  para Vitória, Cachoeiro e outras cidades distantes para buscar pelo atendimento”,  avalia o Prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias. 
A Unidade que será instalada em Guaçui vai garantir a integralidade da atenção aos usuários por meio da linha de cuidado materno infantil, doenças crônicas (hipertensão e diabetes) e oncologia (diagnóstico). Serão ofertadas consultas em várias especialidades médicas e exames de média e alta complexidade, além de sala para administração de medicamentos, pequenas cirurgias e curativos.



Nenhum comentário