Pezão e Hartung estarão no Porto do Açu nesta quarta-feira/ Ferrovia ligará os dois estados
Autorizada pelo
governo federal ainda em 2015, a ferrovia que vai ligar o Rio de Janeiro ao
Espírito Santo (EF-118), passando pelo Porto do Açu, começa finalmente a dar
indícios que sairá do papel. Na próxima quarta-feira (8), às 10h30, um evento
acontecerá na sede do porto no litoral de São João da Barra para celebrar o
lançamento da ferrovia entre os dois estados. O orçamento previsto inicialmente
para a construção da linha férrea é de R$ 7,6 bilhões e a concessão será por
meio de Parceria Público Privadas (PPP). O Governo do RJ chegou a negociar com
empresários chineses investimentos para o empreendimento.
A Prumo Logística,
responsável pelo porto, confirmou a presença dos governadores do Rio de
Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, no evento que
contará ainda com deputados estaduais e federais, além de demais políticos da
região, como os prefeitos de Campos, Rafael Diniz, e de São João da Barra,
Carla Machado.
O esboço inicial
desenvolvido por cariocas e capixabas prioriza o aproveitamento das linhas
férreas já existentes no Estado do Rio de Janeiro e parte para uma proposta
realmente inovadora, propondo um corredor ferroviário de uso múltiplo. Do total
de 558 quilômetros da nova Estrada de Ferro Rio-Vitória, 374 deles serão
construídos do zero.
O projeto da EF-118
começou a ser apresentado pelo Governo do Estado ainda em julho de 2015 através
de audiências públicas. Nelas, foi detalhado todo o projeto de engenharia de
implantação da nova ferrovia, incluindo traçado, infraestrutura da obra,
potencial logístico, integração com a malha ferroviária nacional e com os
portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, e o potencial de geração de
negócios.
A nova ferrovia
Rio-Vitória faz parte do Programa de Infraestrutura e Logística (PIL), lançado
pela então presidente Dilma Rousseff ainda em 2015. Com potencial de carga de
100 milhões de toneladas por ano, EF-118 interligará a Região Metropolitana do
Rio com Vila Velha, na grande Vitória. A ferrovia se articulará com a futura
EF-354 (Estrada de Ferro Transcontinental - ligação ao Peru), a partir de Campos,
atravessando as regiões minerais e agrícolas de Minas Gerais e do Centro Oeste
brasileiro, e possibilitando a conexão com os mercados europeu e asiático. Além
disso, a nova ferrovia estará interligada com a rede da concessionária MRS, que
liga o Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais. E, no Espírito Santo, com a
estrada de ferro Vitória-Minas.
Para o secretário
de Planejamento de SJB, Sávio Saboia, a construção da ferrovia é uma ação
essencial para o desenvolvimento da logística e da parte comercial do porto.
“Avalio a construção de forma positiva em todos os aspectos, uma fez que o
porto vai aumentar o seu movimento e refletirá em toda a cadeia comercial.
Aumenta inclusive a arrecadação do município de SJB. Toda vez que se fala em
aumento de movimento portuário reflete diretamente no município”, destacou.
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