Radares da BR 101 voltam a funcionar na semana que vem, diz PRF
Os 46
radares instalados ao longo da BR 101 no Espírito Santo serão religados na
próxima semana. Além disso, a concessionária Eco101, agora responsável pelos
equipamentos, garante instalar outros 20 até o início do ano que vem.
Desde o
final de setembro os equipamentos estavam desligados. Isso porque o contrato
com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi
encerrado.
A
previsão da instalação dos outros 20 radares, segundo o gerente de atendimento
ao usuário da Eco101, Rodrigo Cosentino Rodrigues, é que até fevereiro, todos
eles já estejam em funcionamento.
“A gente inicia na semana que vem e isso vai ser feito gradativamente. São 46 radares que antes eram operados pelo Dnit e 20 novos que serão instalados pela concessionária. Queremos terminar no final de fevereiro, mas assim que eles forem instalados vão começar a funcionar já”, explicou.
“A gente inicia na semana que vem e isso vai ser feito gradativamente. São 46 radares que antes eram operados pelo Dnit e 20 novos que serão instalados pela concessionária. Queremos terminar no final de fevereiro, mas assim que eles forem instalados vão começar a funcionar já”, explicou.
A
concessionária não informa onde serão instalados os novos equipamentos alegando
motivos de segurança. Os que já existem na BR 101 e estão desligados estão
espalhados pelos 475,9 quilômetros da rodovia federal no Estado. A
concessionária também administra 17,5 quilômetros de rodovia na Bahia.
Mesmo
sem a fiscalização com os radares fixos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF)
garante que a fiscalização é feita. Segundo o superintendente regional da
corporação, Wylis Lyra, doze radares móveis são usados pelos policiais em
pontos estratégicos.
“Independente
disso, a PRF continuou a fiscalização com os radares móveis. A rodovia não
ficou sem fiscalização por radar. Ela tem a fiscalização da PRF e de alguns
radares que foram mantidos”, disse.
Os
radares que controlam as velocidades ao longo da BR 101 no Espírito Santo
também foram desligados no ano passado, por falta de dinheiro, como aconteceu
em várias rodovias do país.
Na época
os equipamentos ainda eram controlados pelo Dnit e a Eco101 já havia citado a
possibilidade de assumir a operação dos equipamentos, como aconteceu agora.
Fonte:
Kennedy em dia
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