Uma pessoa morre a cada 3 horas por câncer de pele no Brasil

A cor laranja, que lembra o sol e o bronzeado, é também o símbolo da luta contra o câncer da pele. Com o slogan “Se exponha, mas não se queime” a campanha nacional de prevenção à doença, conhecida como Dezembro Laranja, chega ao seu quarto ano. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre o alto índice de casos diagnosticados de câncer de pele no país. Durante todo o mês, ações nas redes sociais, nas praias e parques levam informações do câncer de pele, principalmente para as pessoas que ficam expostas ao sol grande parte do dia. A ideia é que essas pessoas aprendam a se proteger, usando chapéus, roupas que cubram boa parte do corpo e protetor solar com, no mínimo, fator de proteção 15.
Para a dermatologista Patrícia Friço, muita gente ainda não sabe que deve usar o protetor solar também no dia a dia e por isso a campanha é tão importante. “Nesta época intensificamos a importância dos cuidados com a pele, já que esse tipo de câncer representa, no Brasil, 176 mil novos casos ao ano e uma pessoa morre a cada 3 horas. A campanha alerta sobre o risco do câncer de pele e destaca a importância do uso do protetor solar diariamente e na exposição prolongada ao sol. O filtro solar deve ser usado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas, como as mãos, braços e colo, por exemplo. Existem vários tipos de protetor no mercado, como os de spray, aerosol, mousse, pó, gel, loção e creme, não tem desculpa. É só encontrar um que seja ideal para manter a pele protegida diariamente”, explica.
O câncer da pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Os mais comuns são os denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular (câncer não melanoma), que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, chamado melanoma, apesar de não ser o tipo mais incidente, é o mais agressivo e pode matar.
Fonte: ESHOJE



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