Acadêmicos do Status pode deixar de desfilar depois de 28 anos de tradição, entenda o caso

Carnavalesco Jô em conversa conosco
 “Com o enredo    “Convivium – sente-se à mesa e saboreie”, a Acadêmicos do Status pode deixar de desfilar depois de 28 anos de tradição, entenda o caso”
Governo número 1, governo da paz, governo da saúde, governando para todos enfim não importa os slogans de governos que administraram a nossa querida São Francisco de Itabapoana, o que importa é que cada um governou ou governa  a seu modo, fizeram o possível e o povo analisou ao final de cada ciclo.
Nesse mundo globalizado,  as coisas mudam , os governos mudam e com eles o entendimento  de quem está no poder, porém o que não deve mudar são as políticas de valorização da cultura, do apoio  a nossas raízes com a preservação do que é bom e do que o povo gosta.
Fantasia para o desfile desse ano
Ontem(3)recebi em minha casa a visita de um amigo de longa data, pessoa do bem,  e que a 28 anos atrás, quando a nossa cidade ainda era Sertão de São João da Barra, Ele saiu da mesmice e lançou  o Desfile da Status, fazendo uma alusão ao seu Salão de Beleza que leva  o mesmo nome. Jô, com ajuda do comércio e de amigos,  reuniu bateria, carro alegórico, passistas enfim, ele reuniu o povo alegre do carnaval e foi para avenida Joaquim da Mota Sobrinho, atual Edenites da Silva Viana e impactou a população que lotou a avenida. Este blogueiro, por alguns anos seguiu colaborando como um  dos puxadores de samba, foi uma honra pra mim, ter isso em meu currículo. Desci do palco do Jô, mas sempre colaboro na produção dos sambas e no mais que for possível.
Hoje, 28 anos se passaram, e o que era uma brincadeira, virou assunto sério e com estatuto registrado e reconhecido como de utilidade pública municipal. A alguns anos o projeto se  transformou  na   Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Status.
quase tudo pronto
Toda essa narrativa é para que os senhores compreendam o que está ocorrendo. Jô  está tendo dificuldades para colocar o 29º Desfile da Acadêmicos do Status na Avenida e veio me comunicar que está pensando em não desfilar este ano. “ Carlos Jorge meu amigo, está tudo pronto, já investi nas inúmeras despesas. O  samba, as alegorias , os carros tudo tudo pronto e não sei mais o que fazer, pois a Secretaria de Turismo está dificultando para autorizar que os nossos carros alegóricos saiam na avenida. Não tenho nada contra o Secretário de Turismo que lá está.  Não quero dinheiro da prefeitura, não quero confusão, quero apenas desfilar, poder colocar o carro de som com o samba e o alegórico com as nossas meninas e rapazes  na avenida e manter a tradição da nossa cidade , por isso estou buscando ajuda dos amigos para levar o caso ao conhecimento da senhora Prefeita, para que ela interceda em favor da nossa cultura e permita que façamos o nosso desfile”, desabafou Jô.       
A Acadêmicos do Status sempre desfilou na Sexta-feira de Carnaval, abrindo os desfiles no centro. Sobre esse impasse, esperamos que o dialogo prevaleça e o desfile aconteça. Nós estaremos na avenida prestigiando o carnaval da família.
Este ano Jô traz o enredo    “Convivium – sente-se à mesa e saboreie”, uma história que foi contada pela Paulistana Rosas de Ouro no ano passado, e que fala um pouco sobre o convívio entre as religiões e diz  que amar é um dom,  convidando para sentar todos em uma só mesa, pois todos somos irmão. Segue a letra:   

Vem saborear
Vamos brindar um novo dia
A Roseira põe a mesa pra você
Eu quero ver um banquete de alegria

O tempo vem nos ensinar
Que a vida é pra celebrar
Viver em união e harmonia
Ser é a razão de existir
Amar é um dom
Um fruto a colher
Ver a natureza sorrir
Desfrutar da amizade
Requintes de raro prazer
Essencial pra se conviver

Aráayé a je nbo
Olubajé a je nbo
E uma porção de fé
Não importa a religião
Salve Cosme e Damião

Lindas crianças a comemorar
Eterna lembrança, uma vela a soprar
No calor do braseiro a doce ilusão
Acende a fogueira do meu coração
Um brilho no olhar, sagrada aliança
O sino a tocar, traduz a esperança
E semear o nosso pão de cada dia
Com uma pitada de amor
Para a miséria acabar
Somos irmãos em comunhão
-
Nota da redação: As parte citadas na matéria tem todo o espaço  que julgar necessário para expressar as suas opiniões sobre o assunto e informar o que será definido.
FOTOS DE CARNAVAIS PASSADO 
As fotos foram de outros carnavais e capturamos de diversos blogs amigos que cobrem o carnaval na cidade e de arquivo pessoal  do jô


16 comentários

Anônimo disse...

Só acontece isso em são francisco pqp. francimara acorda minha filha.

Anônimo disse...

Acorda prefeita! 28 anos não é 28 dias' não permita que a alegria de muitos desfaleça por capricho desnecessário ! Queremos nosso querido Jô na avenida como sempre tivemos!.

Anônimo disse...

Isto é um absurdo que estão fazendo com Jô, que investe seu próprio dinheiro e trabalha dias para divertir os moradores e turistas, a PREFEITURA que não ajuda em nada financeiro devia pelo menos apoiar.Ajuda aí prefeita.

Anônimo disse...

Porque que o Secretario de Turismo não quer dar permissão. Jô não votou na Prefeita? E de novo implicância?

Anônimo disse...

Será uma marva

Anônimo disse...

Como assim secretário? A Prefeita sabe o que o senhor está fazendo?

Anônimo disse...

Boa tarde. Meu.amigo Carlos Jorge boa.tarde.em.quanto tem .gente boa querendo. Alegria em .nossos .munic ípio.e.outros. querem. Acabar .com.a.nossa.alegrias .que.já são .poucas que.temos .força jô.

Genilson disse...

Ajuda prefeita que na hora da eleição você vai pedi voto são Francisco precisa de alegria da alegria a eles


Anônimo disse...

Não podemos permitir isso,jÔ é uma excelente pessoa um cara do bem,LIBERE ISSO LOGO, é tradição são 28 anos de muita alegria não podemos "passar em branco" esse ano. coisa feia SENHOR SECRETARIO ,Cade a PREFEITA ??

Anônimo disse...

Esse desfile, se liberado for, devia ser transferido pra outro lugar. Um estádio de futebol como exemplo de Campos foi para o CEPOP. Respeito quem gosta mas eu como muitos, não gosto. Por isso penso que devia acontecer em lugar específico para quem quiser participar, ir até lá. "Seja imparcial, libere esse meu comentário". Obrigado.

jj disse...

Jô é uma pessoa magnifica, ao menos minhas palavras possam descrever oque Jô é em nossa cidade, e todos que aqui vive sabe que minhas palavras são verdadeiras e sinceras, ele não medi esforços para fazer a alegria de nossa cidade, ao menos se quer usa dinheiro publico pra tal festa, proibir que a festa possa acontecer, a prefeita estará punindo a cidade que acolheu de braços abertos, uma grande covardia com a população! gosto muito da prefeita, apesar de nunca precisar de trabalho publico para colocar o meu alimento de cada dia em minha mesa! governo e governadores da mesma maneira que o povo te acolheu de braços abertos, também poderá virar as costas nas quelas horas que vocês mais precisam! viva hoje pensando no amanhar, hoje vocês estão no poder, mais o amanha a Deus pertence, não plantem espinhos para tentar colher flores, porque os espinhos virão, aqui fica a dica de quem não sabe nada, mais sei que não vai dar certo impedir que a Acadêmicos do Status deixar de desfilar. Jô sou grande fã da pessoa que você é, parabéns por você ha 28 anos fazer a alegria do povo humilde e sinceros de São Francisco, sem interesse de ter benefícios nenhum com isso "que é muito incomum entre outras pessoas"!

Anônimo disse...

Concordo. Não havendo investimento público eu não vejo motivo para não liberar a festa. Porém com essa ressalva, que seja em local particular para não tumultuar o trânsito e para respeitar quem não gosta de carnaval.

jj disse...

EU TAMBÉM NÃO GOSTO, É SÓ FICAR EM CASA, ATÉ PORQUE NOSSA CIDADE NÃO NOS OFERECE OPORTUNIDADE OU ALTERNATIVA PARA QUE POSSAMOS FAZER ALGO DIFERENTE! E ATÉ PORQUE ONDE FAZER O CARNAVAL? TODA SUGESTÃO É BEM VINDA! ATÉ QUE ME PROVEM AO CONTRARIO HA 28 ANOS NINGUÉM QUESTIONOU, PORQUE AGORA DEPOIS DE FAZER PARTE DO CARNAVAL DE SÃO FRANCISCO, TER QUE PROIBIR, ACHO QUE DEVERIA QUE BARRAR NO INICIO! ÁRVORE QUANTO ESTA NA MUDA, VC CONSEGUE TIRAR COM OS PRÓPRIOS DEDOS, MAIS DEPOIS QUE ELA CRESCES E A RAIZ SE LASTRA, DÁ MUITO TRABALHO, PRA TIRAR, E MESMO DEPOIS QUE TIRAR, SEMPRE FICARÁ MASCADO O LUGAR DELA E SERÁ SEMPRE LEMBRADA!

Anônimo disse...

Eu gosto e sempre prestigiei o evento e respeito as pessoas que não gostam, mas em nossa cidade não há um local apropriado para o acontecimento do mesmo, por isso, na minha opinião, essa tradição deverá continuar na avenida, local ideal, centro de nossa cidade, onde o trânsito flui normalmente por ruas secundárias. Há não ser que haja uma explicação lógica, sugiro que a secretaria se manifeste publicamente, com relação ao não favorecimento da realização do desfile, Jô estamos com você!.

Anônimo disse...

Boa noite! Só acho que nosso município necessita de outras prioridades,como saúde que está precária(o que era ruim se tornou péssimo)educação,segurança enfim vamos priorizar o q realmente a população está necessitando. Ñ tenho nada contra mais estamos passando por uma situação muito difícil.

jj disse...

mais o acadêmico da status não esta pedindo dinheiro publico pra realizar o tal evento! só quer liberação, para entrar na avenida!