Prefeito Marquinhos Messias participa de encontro sobre Rede Cuidar

O Prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias esteve reunido nessa segunda(5), com o Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Oliveira e prefeitos da região do Caparaó. O encontro foi na cidade  de Guaçui, e teve como principal pauta os ajuste finais para a implantação da unidade da Rede Cuidar, em Guaçui que atenderá 14 municípios da região, entre eles Bom Jesus do Norte. A Rede Cuidar será gerida pelo Consórcio Cim Polo Sul com recursos dos municípios do Estado e da União    
Na ocasião, eles assinaram o Convênio de Cooperação de Gestão Compartilhada, que prevê a gestão associada para o desenvolvimento de ações e serviços de atenção à saúde; integração dos níveis de assistência, em especial da atenção básica e da atenção ambulatorial especializada; previsão orçamentária para o desenvolvimento compartilhado das ações e serviços de saúde; e execução do cronograma de desembolso financeiro para a realização das ações e serviços de saúde.

Para Marquinhos Messias a Rede Cuidar será de fundamental importância para oferecer um atendimento mais humanizado, rápido e com custo reduzido aos pacientes. “ Vejo com muito otimismo o funcionamento da unidade da Rede Cuidar, para atender aos municípios da região.  Uma das propostas é diminuir as longas viagens de pacientes em busca de exames e consultas especializadas, pois quando o paciente procurar a unidade de saúde de nosso município, sendo necessário ele será encaminhado para a Rede Cuidar, que será um centro de especialidades médicas e receberá o atendimento integral de vários especialistas e exames em um só lugar. Estou muito otimista com a proposta”, destaca o Prefeito Marquinhos.

Na unidade serão ofertados aproximadamente 15 especialidades e cerca de 120 tipos de exames. “As pessoas terão acesso aos serviços que estão sendo organizados por linha de cuidado. Serão atendidas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, oncologia e materno-infantil. Essas linhas de cuidado precisam de mais ou menos 15 especialidades como cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, ginecologia, entre outros. Essa unidade será resolutiva”, destacou o Secretário Ricardo Oliveira.

Além do Secretário Ricardo Oliveira e prefeitos, estiveram presentes a equipe técnica da Secretaria estadual de Saúde e secretários de saúde dos municípios que serão alcançados pela unidade.

Nenhum comentário