Bom Jesus do Norte intensifica ações contra a conjuntivite


Mudança brusca nas temperaturas tem aumentado os casos de conjuntivite em varias regiões, e deixado em alerta as secretarias de saúde. Em Bom Jesus do Norte, diante do aumento no número de casos, a secretaria de saúde segue monitorando as notificações, e já está promovendo ações educativas através das Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), com objetivo de reduzir os números de ocorrência.
Segundo dados levantados pelo setor de epidemiologia; no período de 25/02 a 13/03, foram notificados 66 casos, sendo que as notificações estão em ordem crescente. O bairro com maior incidência é o Vista Alegre com 23 casos notificados, seguido pelo bairro Silvana com 15 casos.
Segundo José Machado Nascimento, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, não existe um protocolo padrão para registro de casos de conjuntivite, porém os dados superficiais coletados no Posto de Atendimento (PA), Padre Galeno, por exemplo, indicam que o maior número de casos é de pessoas com idade acima de 10 anos.   “É importante ressaltar que temos dois tipos de conjuntivite, a viral, que pode infectar outras pessoas e a alérgica, que não é transmissível. É recomendável consultar-se com um oftalmologista. O profissional realizará o diagnóstico correto e determinará o tratamento, conforme a causa da doença” destaca Machado. “Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compresso sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais, além de evitar sol, vento e poeira”, completou o enfermeiro.





Nenhum comentário