Bom Jesus do Norte promove Simultânea de Xadrez


 A Prefeitura de Bom Jesus do Norte, realizou na manhã desta sexta-feira(27), na   Escola Municipal Coronel Antônio Honório, a tradicional Simultânea de Xadrez,  ministrada pelo Dr. Gino Bastos, promotor de justiça e enxadrista.   O simultanista enfrentou 20 alunos, de maneira simultânea, e venceu todos. Os três finalistas receberam troféus e um jogo de xadrez, cada participante. Os demais competidores receberam troféu de participação.

A simultânea de Xadrez  consiste em realizar várias partidas de xadrez de maneira simultânea, onde os jogadores jogam com apenas um adversário,   neste caso o simultanista foi o Drº Gino Bastos. O simultanista percorre as mesas dos jogadores, fazendo movimentos de jogadas. Enquanto o jogador vai pensando a sua próxima jogada, o simultanista percorre as outras mesas jogando com decisões rápidas, eliminando seus adversários. Esse tipo de evento  acontece todos os anos em Bom Jesus do Norte, que conta com muitos praticantes do esporte.  
A Escola Municipal Coronel Antonio Honório, por exemplo,  conta com professores  que atendem a 250  alunos com aulas de xadrez. Além disso,  a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza o espaço da Biblioteca Municipal onde é praticado o exporte duas vezes por semana, com a atuação do Clube de Xadrez de Bom Jesus do Norte.
Durante o evento, o Secretário municipal de Educação, Rogério Cantelle confirmou o apoio da secretaria para a realização do Campeonato Municipal que deverá acontecer no mês de setembro deste ano. “O município é reconhecido nacionalmente pelo bom desempenho no Xadrez, isso se deve ao apoio da municipalidade ao esporte. E seguindo a orientação do Prefeito Marquinhos Messias,  nos estamos ampliando anda mais os investimentos no Xadrez”, destacou Rogério Cantelle. 

Nenhum comentário