Tremor de terra no Noroeste Fluminense
Pela segunda vez, só neste mês, moradores de São José de Ubá, no Noroeste Fluminense, sentiram a terra tremer em alguns pontos do município. O último abalo sísmico de magnitude 1.8 da escala Richter foi registrado na manhã deste sábado (28) pela Rede Sismográfica Brasileira (RSB), na estação de Campos dos Goytacazes. Segundo o Observatório Nacional do Rio, também houve tremor em Itaperuna com intensidade de 1.7. A escala Richter vai até 10.
No dia último dia 11, o município de São José de Ubá já havia tido um abalo de magnitude 1.1, considerado pela RSB como um evento de baixa magnitude. Segundo o Observatório Nacional, há relatos de que o abalo deste sábado foi sentido em um hospital da cidade.
Para o coordenador do Laboratório de Sismologia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marcos Ferreira, uma espécie de acomodação das rochas, que acumulou mais energia em um ponto específico, pode ter causado o tremor. “Este tipo de abalo ocorre com menos frequência no Estado do Rio de Janeiro, mas é comum em outras regiões do Brasil. Muitas vezes, nem é sentido pela população, mas pode ser que isso aconteça quando a profundidade do abalo é mais rasa, ou seja, mais próxima da superfície”, disse Marcos.
Segundo a Defesa Civil, o tremor deste sábado em São José de Ubá foi sentido pelos moradores, mas não causou acidentes ou prejuízos. O órgão disse ainda que está percorrendo as ruas da cidade e zona rural por precaução.
Nenhum comentário
Postar um comentário