Bom Jesus do Norte treina equipe da saúde visando a Rede Cuidar



Buscando trabalhar cada vez mais no sentido de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, estando a saúde nessa proposta, a Prefeitura de Bom Jesus do Norte aderiu a  Rede Cuidar que deverá está em funcionamento nos próximos dias na cidade de Guaçuí,  e irá absorver pacientes de 14 municípios da região do Caparaó.
Criada pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Rede Cuidar Sul adotará um modelo padrão de atendimento, por isso a necessidade do treinamento de toda a equipe de saúde de todos os municípios participantes. Com uma capacitação conhecida como planificação, o treinamento consiste na realização de dez oficinas com diferentes temas com orientações nas formas de abordagem, encaminhamentos, consultas, exames entre outros procedimentos.
Essa padronização no atendimento servirá como parâmetro na Rede Cuidar que estará em breve disponibilizando atendimento a população. Nesta terça-feira(8), aconteceu a 3ª oficina. O encontro foi no Salão Paroquial da Igreja de São Geraldo Magela, onde foram discutidas estratégias que possam facilitar o atendimento primário ao cidadão que procura a rede municipal de saúde.
Márcia Azevedo, Secretária Municipal de Saúde falou da importância do treinamento da equipe. “Hoje 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na atenção básica, 15% na atenção ambulatorial e 5% nos hospitais. Para que isso ocorra, está sendo reorganizado a rede de atendimento com a implantação da Rede Cuidar, por isso temos que preparar a nossa equipe para abordagem inicial, pois é na Atenção Básica e Atenção Ambulatorial  que temos que estar mais atentos”, destacou Márcia.
14 municípios irão participar da Rede Cuidar: Bom Jesus do Norte,  Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado, Muqui. Esses municípios reúnem uma população de 230.069 pessoas. Os recursos para a gestão do programa serão disponibilizados pelos municípios, Estado e União.










Nenhum comentário