Falta de abastecimento preocupa Saúde em Campos


A Saúde em Campos continua sofrendo os impactos da paralisação dos caminhoneiros, que chega a seu nono dia nesta terça-feira (29). Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), estão sendo priorizados os atendimentos de urgência e emergência. Segundo a Prefeitura, não houve, até o momento, registro de falta de medicamentos da atenção básica, visto que os estoques foram repostos antes da paralisação. Tanto nas UBS, quanto nos hospitais do município (Hospital Geral de Guarus e Hospital Ferreira Machado), são realizados levantamentos constantes para atualização do estoque. Representantes da secretaria municipal de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram nessa segunda-feira (28) para traçar estratégias de atendimento de urgência e emergência à população. 
— Nosso objetivo foi unir informações dos setores para termos o controle efetivo das principais dificuldades encontradas atualmente no município, principalmente com relação ao abastecimento de diesel e demais combustíveis. Recebemos medicamentos na última semana e ainda temos a situação sobre controle. O maior problema é garantir a chegada dos demais insumos, materiais, medicamentos e oxigênio, porque muitos caminhões continuam retidos principalmente no município do Rio de Janeiro e temos fornecedores de Minas Gerais que não estão conseguindo trafegar nas estradas. O objetivo é garantir o atendimento de urgência e emergência à nossa população — ressaltou a secretária de Saúde de Campos, Fabiana Catalani.
Ainda de acordo com a secretária, a estratégia é garantir que estes veículos cheguem ao município por meio do abastecimento que seria realizado pelo Corpo de Bombeiros, já que a secretaria estadual se comprometeu em atender os municípios nesta situação.
— Precisamos garantir o abastecimento de alguns veículos que têm combustível para chegar a nossa cidade, mas não têm como retornar. Isso é preocupante porque estaríamos com nossa rede de urgência e emergência comprometida caso esses itens não cheguem. Já estamos fazendo um levantamento desses caminhões para resolver esta situação o mais rápido possível — completa Catalani.
Em Quissamã, a coleta de sangue em cinco Unidades de Saúde da Família (UBSF) e as visitas domiciliares foi suspensa. Já em Macaé, a área da Saúde ainda não sentiu os reflexos da paralisação e manteve as atividades inalteradas. Em São João da Barra, as unidades 24 horas funcionam somente com serviços de urgência e emergência. O serviço ambulatorial foi suspenso e as consultas serão remarcadas logo que a situação for normalizada. Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e nas UBS, os serviços estarão funcionando parcialmente. Já os serviços administrativos realizados na Policlínica central continuarão funcionando normalmente.
A clínica Pró-Rim, no Centro de Campos, também está em situação crítica, com redução do tempo na diálise para poupar recursos. A unidade aguarda a chegada do caminhão com insumos desde o início da greve, e tinha expectativa que o abastecimento ocorresse na noite do último sábado, o que não aconteceu. Nessa segunda, a unidade informou que o estoque de materiais seguia abaixo da quantidade necessária, mas os atendimentos continuam sendo feitos.
Ainda em consequência da greve dos caminhoneiros, a secretaria de Estado de Saúde suspendeu a realização de cirurgias eletivas na rede estadual desde essa segunda. A secretaria afirma que o estoque de sangue está baixo e pede à população que compareça às unidades de coleta para doação. Em Campos, o Hemocentro Regional também apresenta estoque baixo e as cirurgias eletivas também ficaram comprometidas.
— Estamos monitorando a situação 24 horas por dia. Todas as nossas unidades estão em funcionamento, mas com os baixos estoques de sangue precisamos priorizar as cirurgias de urgência e emergência. Quem morar ou trabalhar próximo ao hemocentro e puder doar sangue vai nos ajudar — disse o secretário estadual Sérgio Gama.
Fonte: Folha1







Nenhum comentário