Polícia e MPF prendem cinco suspeitos de vender fichas do SUS no Álvaro Alvim



Cinco pessoas foram presas suspeitas de venderem vagas para consultas e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Campos. Três homens e duas mulheres estariam envolvidos no esquema, que era operado dentro do Hospital Escola Álvaro Alvim.
Eles foram detidos durante a Operação Fila de Espera, deflagrada pela Polícia Civil e o Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (22).
A ação é resultado de um ano de investigação e contou com suporte de agentes do Grupo de Apoio à Promotoria (GAP). Apenas um dos seis mandados de prisão expedidos não havia sido cumprido até a última atualização desta reportagem, pois a mulher não havia sido encontrado.
De acordo com o delegado titular da 134ª Delegacia Policial (DP) de Campos, Geraldo Rangel, o esquema funcionava da seguinte forma: uma pessoa era colocada na fila de marcação e avisava a quem chegasse que havia um determinado número de pacientes aguardando atendimento. Essas vagas, depois, eram negociadas a um preço médio de R$ 50, o que acaba impedindo o atendimento de pacientes prioritários, como idosos.
Em nota, o Hospital Escola Álvaro Alvim repudiou as “atividades ilegais de venda de vagas” e afirmou não ser “responsável pela marcação de consultas, que é uma atividade da Central de Marcação da Secretaria de Saúde”. A equipe de reportagem do Jornal Online Terceira Via entrou em contato com a Prefeitura de Campos e aguarda posicionamento.
Os cinco suspeitos foram encaminhados para a 134ª DP, no Centro.
Fonte: Terceira Via



Nenhum comentário