Terminal do Porto do Açu movimenta 1 milhão de toneladas desde início de operação


Em operação desde o segundo semestre de 2016, o Terminal Multicargas da Porto do Açu (T-MULT), em São João da Barra, alcançou o número de 1 milhão de toneladas movimentadas. O registro foi realizado durante a operação do navio MV Bulk Atacama, o 71º a atracar no T-MULT até esta terça-feira (3), descarregando 55 mil toneladas de carvão.
Para o gerente de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício, a conquista deve ser comemorada: “O marco alcançado pelo T-MULT é emblemático e consolida o empreendimento como uma plataforma de desenvolvimento de soluções ótimas de infraestrutura portuária e logística. O número movimentado até hoje é resultado do esforço da nossa área comercial e do investimento em melhoria contínua de nossos processos e treinamentos de nossas equipes. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido”, ressaltou.
Ainda segundo Patrício, além da contribuição de toda infraestrutura do terminal, o marco de 1 milhão de toneladas movimentadas só pôde ser alcançado devido ao trabalho de toda equipe de operadores de serviços portuários do T-MULT, que é 100% de mão de obra de São João da Barra. Um destes sanjoanenses é Raphael de Araújo, que também exaltou o número atingido: “Fico muito feliz por integrar este time que permite que o Porto do Açu chegue a marcos como o de hoje. É enorme a satisfação de fazer parte da história do Terminal Multicargas. Tenho certeza do orgulho de todos que vestem a camisa do Porto do Açu, mas posso dizer que para nós, que estamos na linha de frente, o sentimento é especial”, afirmou.

Terminal Multicargas
O T-MULT movimenta coque, bauxita, carvão siderúrgico, carga de projetos e carga geral. Além disso, tem autorização para operar qualquer tipo de granéis sólidos e potencial para movimentar contêineres e veículos. Representando uma nova alternativa de escoamento para o Sudeste brasileiro, o T-MULT conta com 160 mil m² de área alfandegada.
Com 14,5 metros de profundidade, o terminal atualmente está homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros. Conta também com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais, e capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral de aproximadamente 4 milhões de toneladas. Somando os embarques de coque, carvão e bauxita, em 2017 o Terminal Multicargas movimentou dez vezes mais do que em 2016.
No último ano, o T-MULT passou a oferecer Soluções de Logística Integradas para granéis sólidos (Porto/Armazenagem/Transporte). Este tipo de operação movimentou, em seu primeiro ano, mais de 300 mil toneladas. Além das soluções door-to-door para importação e exportação, o terminal também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do Porto.
Com acesso às principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos, atualmente o T-MULT realiza operações integradas de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Outro diferencial do Complexo Portuário do Açu é o desenvolvimento de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio, criada no final de 2017 e destinada à instalação de empresas com 80% de sua receita voltada para a exportação. Instalada na retroárea do porto, entre as indústrias que podem ser beneficiadas com a instalação da ZPE, estão a de beneficiamento de rochas ornamentais e de café.
Fonte: Terceira Via





Nenhum comentário