Agricultura Forte e merenda saudável em Bom Jesus do Norte


Plantar, colher, gerar renda e viver dignamente ao lado da família. Assim tem sido a vida de muitas famílias na zona rural do Município de Bom Jesus do Norte, onde a agricultura familiar ganha força e fixa cada vez mais o homem no campo. Terra fértil, água em boa quantidade, vontade de trabalhar e o auxilio da prefeitura tem transformado para melhor a vida  de quem produz.
A nossa reportagem subiu a serra e foi conhecer algumas dessas pessoas. Acompanhamos a equipe da Secretaria de Educação que toda semana percorre varias propriedades buscando alimentos que são servidos na merenda da rede municipal.  
Senhor Puri, trabalha com a esposa e produz café e laranjas de diversas variedades. Este ano ele se tornou fornecedor da prefeitura  e grande parte da produção segue para a merenda escolar. Aparecida  é outra produtora que fornece Couve e   Cebolinha;  enquanto o produtor Leandro fornece bananas das variedades  prata e maçã.  “Pra mim tem muita vantagem em vender a minha produção de laranjas, pois gosto de plantar, mas não gosto de sair pra vender. E a prefeitura compra e paga direitinho, isso é muito bom”, comenta senhor Purí, enquanto ensacava as laranjas. 
“ Estou satisfeito, pois vendo as bananas, recebo certinho e tenho como planejar o meu orçamento com esse dinheiro extra que chega todos os meses”, comemora Leandro que está a 17 anos no assentamento e,   além das bananas produz também café.
Outra propriedade que visitamos foi da Aparecida, Ela tem uma bela horta e fornece couve e cebolinha para a merenda escolar. “Tá sendo bom pra mim. O pessoal da prefeitura tá sempre com a gente, nos ajuda, isso está sendo ótimo, não tenho do que reclamar”,  declara Aparecida que além de vender para a prefeitura participa do projeto da Feira Livre que conta com todo o suporte da Secretaria Municipal de Agricultura.

Segundo Rogério Cantelle, Secretário Municipal de Educação, existe toda uma sintonia da secretaria com os produtores. “ A nossa nutricionista dialoga com eles, são nove produtores este ano,  orientando sobre o que plantar e quando plantar, e o  cardápio é elaborado de maneira que esses produtos possam ser inseridos na merenda”, informa. Cantelle disse ainda que um carro da prefeitura busca os alimentos nas propriedades. “ Para facilitar o transporte e preservar a qualidade dos produtos, decidimos que o transporte seria feito por nossa equipe.  Os produtos são colhidos a tarde e na manhã do dia seguinte já  são servidos para os alunos”, completa Rogério. Ele informou também que,  por orientação do Prefeito, está incentivando o plantio de  outras culturas para aumentar  o número de produtores fornecedores.    
O Prefeito Marquinhos Messias acompanha de perto o dia a dia dos agricultores. “O sucesso de hoje é o resultado do planejamento e das ações implementadas no primeiro  ano de governo. Com o auxilio da nossa administração na preparação de solo, transporte de mudas, sementes,calcário;  melhorias de estradas, limpeza de tanques e varias outras atividades foi possível aumentar a área plantada, aumentar a diversificação de culturas. Eles estão produzindo e nós estamos auxiliando na condução da produção e comercialização. O resultado é esse o Fortalecimento da Agricultura Familiar”, comemora Marquinhos.     


Nenhum comentário