Registros de acidentes de motos em Campos impressionam


Apenas nos primeiros cinco meses deste ano, o Hospital Ferreira Machado (HFM) registrou 1099 acidentes com motocicletas em Campos e o resultado já começa a preocupar.
Apesar da redução de 14 casos, a realidade é tema de discussão entre a saúde, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal. Por isso, eles reuniram-se nesta terça-feira (05/06) e apresentaram os números dos acidentes e do custo que cada um gera ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o cidadão.
O superintendente do HFM, Pedro Ernesto Simão, falou sobre esse processo. “A ideia inicial é juntar forças no sentido de e esclarecer a população sobre os altos índices de acidente de moto o custo disso tanto para a população quanto para os órgãos públicos e vidas que a gente perde. Nós vamos fazer uma reunião chamando o IMTT, o Detran e outros setores da prefeitura pra gente começar uma campanha esclarecedora e de fiscalização mais rigorosa”, explicando que as internações custam mais R$ 126,1 milhões ao SUS.
O capitão do Corpo de Bombeiros, Tomás Dutra, ressaltou a importância da conscientização. 
“A gente até analisou os números apresentados e a gente até acrescentou que muitos dos óbitos apresentados foram de pessoas socorridas pelo Corpo de Bombeiros que vieram a óbito aqui. Só que a gente sabe que esse número é mais elevado que muitas das vezes o óbito no local não é quantificado aqui. A gente sabe que um acidente envolvendo motocicleta é muito mais grave do que justamente o apresentado numa estatística do Ferreira Machado. A gente até solicitou a eles lá que implantasse nesses locais radares a fim de identificar possíveis sinais que são furados ali. A gente solicitou ao IMTT que em parceria providenciasse a fiscalização desses locais”, finalizou.
O representante da Guarda, Genivaldo Lisboa, explicou como acontece o trabalho nas ruas. “A gente tem fiscalizado, notificado e multado esses condutores”. Nós temos buscado trabalhar muito nessa frente fiscalizando, orientando, realizando palestras nas escolas e nas empresas pra conscientizar os motociclistas. “A medida é de formar uma força tarefa buscar outras instituições pra gente realmente reduzir esses índices de acidentes”, analisou.
Fonte: NF Notícias.



Nenhum comentário