Bom Jesus do Norte capacita servidores da saúde visando a Rede Cuidar



Com a proposta de melhorar o atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Bom Jesus do Norte realiza durante todo o dia de hoje (10/07) uma oficina que envolve todos os servidores da saúde. Esse treinamento é parte da proposta  da Rede Cuidar, iniciativa  do governo do estado.  Na região está sendo implantado a Rede Cuidar Sul que  adotará um modelo padrão de atendimento, por isso a necessidade do treinamento de toda a equipe de saúde de todos os municípios participantes. Com uma capacitação conhecida como planificação, o treinamento consiste na realização de dez oficinas com diferentes temas com orientações nas formas de abordagem, encaminhamentos, consultas, exames entre outros procedimentos.

Esta é a 4ª oficina realizada este ano e capacita os servidores para atendimento a eventos agudos e às condições crônicas de pacientes. O trabalho está sendo realizado no Salão Paroquial da Igreja de São Geraldo Magela, no centro. As oficinas são conduzidas por mediadores da Secretaria que foram capacitados com esse objetivo.
Segundo Daniele Pimenta Martins, enfermeira e facilitadora do processo de Planificação, a capacitação tem como proposta trabalhar objetivos específicos,  oferecendo uma qualificação na qual o atendimento seja estruturado de forma semelhante em todos os municípios.
Ela destaca a importância desta 4ª oficina. “Hoje estamos trabalhando a classificação de risco, vamos discutir com os colegas o que é uma classificação de risco e como proceder para identificar e classificar” informa. Ela dá um exemplo. “Temos um adulto  hipertenso e uma criança com o mesmo problema, podemos avaliar os dois da mesma forma? Os riscos são os mesmos para os dois pacientes? Essa diferença, é o que estamos trabalhando e  classificando para um melhor diagnóstico”, explica.
A Rede Cuidar Sul está sendo implantada na cidade Guaçuí e atenderá 14 municípios da região, são eles: Bom Jesus do Norte, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado, Muqui, além de Guaçui.  Esses municípios reúnem uma população de 230.069 pessoas. Os recursos para a gestão do programa serão disponibilizados pelos municípios, Estado e União.



Nenhum comentário