Excesso de carga: Canavieiros na mira da fiscalização em São Francisco


Em São Francisco de Itabapoana, caminhões de cana-de-açúcar estão na mira da Emtransfi - Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana.
 Na manhã desta terça-feira(28) teve início a operação de fiscalização,  visando coibir o tráfego de caminhões com excesso de altura de carga. 

Em entrevista ao Blog do Carlos Jorge, o Coronel Eduardo Dias, diretor da Emtransfi, informou que o trabalho dos agentes está sendo feito nas principais via de acesso à região central da cidade e irá se estender até a divisa com o Estado do  Espírito Santo que também serve de rota do transporte da cana. 


O comandante afirmou ainda que no mês passado teve um diálogo com os representantes das usinas Canabrava e Paineiras, solicitando dos mesmos apoio na conscientização dos motoristas para que cumprissem a lei, porém os problemas persistiram e a medida de fiscalização foi efetivada.

Eduardo afirmou também que o início da operação está acontecendo só agora, devido a falta do instrumento de medição. “ Nós precisávamos de um equipamento de medição, e esse equipamento tem que ser específico e aferido pelo Imetro, e não é vendido em qualquer lugar, por isso a prefeitura fez o pedido, o equipamento demorou um pouco, mas assim que chegou nós iniciamos a operação”, esclareceu Dias.


O coronel informou também que os agentes estão trabalhando baseados nas resoluções nº 210 e 411 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que específica a altura máxima permitida de 4 metros e 40 centímetros,  com largura máxima permitida de 2 metros 60 centímetros. 
Os veículos que estiverem  com medidas acima, estão sendo retidos e notificados e sendo liberados somente depois que fizerem o transbordo para outro caminhão. “Já encontramos caminhões com 6 metros de altura, isso não pode acontecer, pois está colocando a vida de pessoas em risco, pode acontecer de uma cana cair na cabeça de uma pessoa e até matar”, destacou Eduardo. “Quando encontramos um caminhão com canas penduradas ou mal acondicionadas, usamos do bom senso e pedimos ao motorista que corte o excesso e siga viagem, mas tem casos que a retenção se faz necessária”, finalizou Eduardo. 


Opinião do Blog 
O excesso de cargas nos caminhões que transportam cana-de-açúcar é um problema antigo que todos os anos, durante a safra, retornam as manchetes com casos de fios arrebentados, postes quebrados e até caminhões tombando nas estradas. A medida da Emtransfi é oportuna, acertada e necessária para o bem de todos. A cana é produto importante para a economia do município, o motorista canavieiro tem o nosso apoio. Cada um fazendo a sua parte, certamente todos saem ganhando. Fotos enviadas pela Emtransfi 

Nenhum comentário