Clima tenso na política de São Francisco de Itabapoana, eleição da Câmara bem confusa

Em uma manobra regimental aos “45 do 2ª tempo”, o Presidente da Câmara de vereadores de São Francisco de Itabapoana, vereador José Pinto Filho (PROS), evitou uma possível derrota na eleição da nova Mesa diretora da casa legislativa. Nesta quinta-feira (13), aconteceria a eleição para o biênio 2019/2020, e, segundo alguns parlamentares, o vereador Jarédio Azevedo (SD) conta com o apoio da maioria dos vereadores, e as chances de Azevedo sair vencedor na manhã de hoje era evidente, tendo como adversário o atual presidente que está tentando uma reeleição. Surpreendendo a todos, José Pinto Filho abriu a reunião e encerrou a mesma simultaneamente, causando grande confusão em plenário. 


Segundo informações obtidas junto a alguns vereadores, após a estranha atitude do presidente, os ânimos ficaram bem exaltados, chegando, inclusive, a necessidade da intervenção de alguns parlamentares para evitar agressão em plenário, envolvendo o vereador Alexandre Barrão e o atual presidente José Pinto. 


Outro que ficou muito exaltado foi o vereador, Renato de Buena que fez duras declarações contra o presidente da casa e sua atitude de cancelar a reunião da forma que foi feita. Járédio, o candidato da chapa de oposição ao atual presidente, pediu desculpas aos presentes ao plenário que estavam a várias horas à espera da sessão que não aconteceu. A nova sessão para eleger o novo presidente, foi remarcada para a próxima quinta-feira (18/12). 

Tentamos contato com os vereadores envolvidos na acalorada discussão, inclusive o presidente da casa, porém os celulares estavam desligados. O blog reserva o direito aos vereadores de estarem se posicionando sobre o assunto. 

Contas do Pedrinho 
Hoje também estava marcada a votação das contas do exercício de 2016, do ex-prefeito Pedrinho Cherene. As contas estavam previstas para serem analisadas logo após a eleição para escolha do novo presidente do legislativo, porém diante dessa confusa sessão, a análise das contas de Cherene foi adiada para as 15h de hoje. 

A  analise das contas do Ex-Prefeito, Pedrinho Cherene interessa diretamente a atual prefeita Francimara Barbosa Lemos, pois se for reprovada, Francimara "ficará livre" de um dos principais candidatos de oposição. 

Os vereadores tem a missão de reprovar as contas de Cherene e deixar o caminho mais pavimentado para a reeleição de Francimara ou aprovar as contas de Pedrinho e acirrar a disputa sucessória  em 2020.

Caso reprove as contas de Pedrinho, boa parte dos vereadores terá que se explicar com seus eleitores sobre as suas posições políticas, pois a maioria dos eleitos foram aprovados nas urnas no palanque de Pedrinho Cherene.

 Até onde a reprovação da contas de Pedrinho seria bom para os vereadores? E o eleitor de Pedrinho Cherene, qual visão terá dos vereadores que votarem contra as suas contas? 
Essa decisão dos vereadores, dependendo do voto, poderá custar a reeleição, pois certamente serão lembrados pelo eleitorado de Pedrinho sobre as suas posições de voto quanto as contas. 

Nos bastidores do poder, há que afirme que não haverá quórum (número de vereadores) suficiente para que as contas de Pedrinho sejam analisadas hoje.
Vamos seguir acompanhando o dia legislativo na Capital dos Ventos e trazendo para os nossos leitores, informações políticas sempre com visão de ângulos diversos.

Nenhum comentário