Saúde Mental é tema de reunião entre as Duas Bom Jesus

Marcia Azevedo(Esq.) ao lado Edson Neto, Rosa Maria e Rosana
Secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte, Márcia Azevedo realizou uma reunião, na quarta-feira (13), na sede da Secretaria, com o Secretário Municipal de Saúde do vizinho município de Bom Jesus do Itabapoana, Edson Neto.

A saúde mental é um problema que afeta cerca 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis moderados a grave. Diante dos alarmantes dados, a Secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus do Norte, Márcia Azevedo realizou uma reunião, na quarta-feira (13), na sede da Secretaria, com o Secretário Municipal de Saúde, do vizinho município de Bom Jesus do Itabapoana, Edson Neto. 

No encontro foi discutido a situação dos pacientes dos dois municípios que precisam de atenção na saúde mental.  No caso dos pacientes residentes em Bom Jesus do Norte, o tratamento acontece na cidade de São José do Calçado, ES, que é referência para Bom Jesus do Norte, porém, devido à proximidade com o Município de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, muitos pacientes, de maneira voluntária, procuram atendimento no município fluminense, que os acolhe cumprindo o que determina a Lei 10.216, que Dispões sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, enfatizando a importância do acolhimento e afetividade com esses pacientes.
Ficou definido que os pacientes residentes em Bom Jesus do Norte que, de maneira voluntária, procurem atendimento no município de Bom Jesus do Itabapoana, terão a sua medicação fornecida pelo município capixaba. “ Os dois municípios devem trabalhar juntos sim, priorizando o bem-estar desses pacientes, por isso nada mais justo do que Bom Jesus do Norte fornecer os medicamentos para esses pacientes que residem aqui, mas que procuram atendimento no Estado do Rio”, destaca Márcia Azevedo.
Outro assunto abordado, são as possíveis parcerias entre os dois municípios na realização de campanhas contra a dengue, educação no transito, vacinação entre outras. “Estaremos planejando futuras ações conjuntas visando o bem-estar do cidadão”, finalizou Márcia.
Além dos secretários, participaram do encontro, Rosa Maria Ribeiro e Rosana Rodrigues, coordenadora e diretora, respectivamente, do Centro de Atendimento Psicossocial Social (CAPS) de Bom Jesus do Itabapoana.

Nenhum comentário