Bom Jesus do Norte: Combate à dengue é prioridade total

O Município de Bom Jesus do Norte intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zica e chikungunya. Na manhã desta quinta-feira(23) a prefeitura promoveu um mutirão percorrendo várias ruas e avenidas da área central da cidade. A mobilização, planejada pela Secretaria de Saúde, contou com a participação de todas as secretarias, além da atuação de alunos da rede municipal de educação, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, alunos das IPE(Instituto Politécnico de Ensino), Prisma Colégio e FAMESC. Foram distribuídos materiais informativos e recolhidos lixos descartados em terrenos. 

O Prefeito Marquinhos Messias participou ativamente da caminhada e em seguida se reuniu com a Secretária de Saúde Márcia Azevedo e a equipe de combate à dengue para avaliar o movimento e planejar ações futuras. Segundo o Prefeito, o trabalho desta quinta-feira foi focado mais na conscientização e na possibilidade de ouvir o cidadão. “O movimento hoje foi para impactar a população, poder ouvir as sugestões de moradores e convida-los a lutar com a gente contra o mosquito. Agora já estamos planejando a ampliação de ações de combate efetivo”, informou o Prefeito. Ele disse ainda que durante a caminhada, muitos moradores denunciaram focos de mosquito e esses pontos serão visitados imediatamente pela equipe de combate ao mosquito. 

Além do trabalho que já está sendo feito, com visitas domiciliares e aplicação de inseticida, feito pela Secretaria de Saúde, ficou definido em reunião realizada logo após a caminhada, que na próxima segunda-feira os agentes comunitários estarão sendo deslocados para atuarem juntos com a equipe de combate a endemias. Eles estarão realizando mutirões diários. “As equipes entrarão em todos os quintais, em cada cantinho onde possa servir de ambiente para o mosquito”, destacou Marquinhos. Outra medida, segundo o Prefeito será a intensificação na fiscalização dos terrenos baldios, com notificação de seus proprietários. 


Foi montada uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Obras, Meio Ambiente e Defesa, e na próxima segunda-feira(27) essa equipe começa a atuar nas margens do Rio Itabapoana, realizando poda de galhos que estão obstruindo trechos do rio, além do recolhimento de lixo acumulado nas margens. “A situação é muito séria e nós aqui em Bom Jesus do Norte estamos atuando firmes com diversas ações, porém é preciso a ajuda da população, por isso reitero o pedido de apoio da população para que nos ajude nesse momento delicado para que possamos eliminar essa praga que tem atingido as famílias da nossa região”, finalizou o Prefeito Marquinhos.




Nenhum comentário