Programa de leitura e escrita reforçam a aprendizagem de alunos em Bom Jesus do Norte


Alunos da escola Minervina da Silva Araújo
apresentam livros disponibilizados pelo Programa
 
Ler, escrever e interpretar textos, são princípios para que o aprendizado escolar aconteça de maneira mais ampla. Em Bom Jesus do Norte, 279 alunos, com idade entre 6 e 8 anos, do 1º, 2º 3º anos, das séries iniciais estão inseridos no Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo – PAES, programa de inciativa do Governo do Estado que visa estimular a aprendizagem nessa área do conhecimento. Segundo a Coordenação Pedagógica da Secretaria, o Projeto teve início no ano passado e os resultados são bem otimistas, tanto na escrita quanto leitura. 

O programa oferece todo o material didático, metodologia e suporte aos profissionais. A partir das atividades propostas em sala de aula, os alunos são avaliados em três testes durante o ano letivo, ocasião em que são estimulados a escrever o próprio nome, escrever uma frase e realizar leitura de pequenos textos. 

Segundo Rogério Cantelle, Secretário Municipal de Educação, as avaliações servem para diagnosticar os avanços no processo de ensino e os pontos onde precisam ser melhorados. As correções das provas aplicadas são feitas pela coordenação pedagógica da secretaria de educação. Em seguida esses dados são encaminhados para a direção de cada escola. Com o resultado em mãos as equipes de cada unidade criam estratégias de ensino de maneira a alcançar um índice cada vez maior de aprendizagem dos alunos. 

Rogério afirmou ainda que o PAES tem sido muito importante como ferramenta complementar do processo de ensino. “Desde do apoio a gestão, passando pelo fortalecimento da aprendizagem até o planejamento e suporte o programa tem sido um diferencial. O resultado de todo esse trabalho são alunos com um ótimo desenvolvimento na escrita e leitura, base para um bom aprendizado”, pontuou Cantelle.

Nenhum comentário