Prefeitura confirma que vans circulam no Centro até sexta-feira

Mesmo sem a construção de terminais de integração para embarque e desembarque de passageiros, sem o cartão que garante a integração e a população ainda com dúvidas de como irá funcionar o sistema de transporte coletivo alimentador, a Prefeitura de Campos anunciou nesta segunda-feira (08/07) que as vans do Setamp (Serviço de Transporte Alternativo Municipal de Passageiros) rodam na área central até sexta-feira (12/07).
De acordo com a prefeitura, a partir de sábado (13/07), a frota de ônibus será reforçada para o transporte da população durante os dias de transição, tempo que os licitantes assinarão contrato,  apresentarão os veículos e iniciarão no sistema alimentador. Nesta segunda-feira (08/07) foram sorteadas as linhas do sistema do transporte alimentador.
O novo sistema tem provocado indignação aos permissionários inabilitados durante o processo licitatório. Muitos deles foram até o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciar irregularidades, como pessoas que fizeram 100 pontos e foram inabilitadas, enquanto outras tiveram 30 pontos, participam hoje do sorteio de linhas.
Para o presidente da Coopertransport, Ricardo Cardoso, a atual administração está contribuindo para o aumento de desemprego no município. “Foram cerca de 80 inabilitados que ficarão desempregados após anos operando no sistema. O mercado não absorve mais essa mão-de-obra, cuja maioria dos permissionários possui idade acima de 50 anos. Sem falar naqueles que ainda pagam financiamentos com a compra de veículos e que poderão ter os bens confiscados. Serão 80 famílias que passaram por dificuldades”, opinou.
Terminais
De acordo com o Portal Transporte Coletivo de Campos dos Goytacazes (TCCG), as empresas de ônibus deverão colocar coletivos em todas as linhas e irão atuar juntamente com as vans, na medida em que cada linha já esteja com o número de vans estipulado no edital de licitação, os ônibus vão deixando de circular, ficando responsáveis apenas pelo atendimento na área central, fazendo ligação Terminal X Centro e Centro X Terminal.
“As viagens terão início e fim, nos pontos pré-determinados pelo IMTT (Instituto Municipal de Trânsito e Transporte). Na Baixada (setor A), área de maior concentração da população, o terminal será instalado no Parque Bela Vista, próximo a passarela. O terminal do setor B funcionará anexo ao Cepop, e o do setor F, no Shopping Estrada, em estruturas já construídas. No setor C funcionará na BR 101, na altura da Dical. O setor D será instalado na BR-356, perto de Furnas. O setor E ficará na RJ-158, próximo a empresa Coca-Cola”, pontuou.
Início de forma gradativa
A prefeitura informa que o novo modelo de transporte alimentador inicia gradativamente à medida que os veículos dos habilitados são apresentados, cadastrados e adesivados. Uma vez finalizada a licitação, conforme amplamente divulgado, já que o processo está há um ano sendo discutido com a população, o sistema alternativo encerra suas atividades.
O transporte alimentador vai operar em 60 linhas distritais de Campos. Dentro da área urbana delimitada no edital, irão atuar apenas os ônibus. Enquanto os veículos alimentadores não passam pela apresentação e adesivagem, ônibus irão fazer as linhas distritais em apoio aos permissionários. Pelo edital, os ônibus irão operar em caráter transitório nas linhas distritais e, nesta transição, o serviço alimentador oferecerá uma alternativa aos passageiros, com intervalos mais curtos. 
Fonte: Portal TCCG / Supcom

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