Seringas em lixo doméstico preocupa coletores em São Francisco

Muitas profissões são de grande importância na sociedade, porém muitas vezes passa despercebido por muitos. O coletor de lixo doméstico é um exemplo.  A profissão é de fundamental importância para manter a limpeza, saúde e bem-estar da população, porém em muitos casos os profissionais sofrem lesões com produtos acondicionados de maneira incorreta na lixeira.  Em São Francisco de Itabapoana, o trabalho de coleta de lixo tem sido executado com muita eficiência pela empresa Intersea Ambiental, que tem grande preocupação com seus funcionários.  
Esta semana fomos procurados pela gestão local da empresa para relatar casos de acidentes, envolvendo lixo mal acondiciona e nos pedir ajuda na divulgação de informações sobre o condicionamento correto do lixo.  
Seringas dispensadas no lixo doméstico
A dispensação de vidros quebrados, seringas e agulhas misturado ao lixo tem provocado acidentes nos funcionários e causado grande preocupação. Segundo o coordenador local da empresa, o lixo doméstico apresenta os mais diversos tipos de produtos, entre eles o vidro e seringas, principais vilões na hora da coleta. Segundo ele, nos últimos dias o número de seringas e agulhas que estão sendo dispensados junto com o lixo tem sido enorme. “Estamos preocupados, pois a cada dia que passa os casos envolvendo acidentes com agulhas e seringas estão aumentando.  Quando isso acontece nós temos que encaminhar o funcionário para procedimentos médicos devido a possibilidade de contaminação, e isso muito nos preocupa”, relata o responsável.


Ele disse ainda que as pessoas misturam agulhas e seringas com lixo simples e esse procedimento é fatal para o coletor. “ Tem pessoas que fazem uso de insulina, outros usam seringas para vacinar animais e, infelizmente, estão descartando no lixo doméstico”, lamenta o coordenador. “Pedimos aos cidadãos que nos ajude a evitar acidentes, acondicionando vidros quebrados, por exemplo, em um recipiente separado, devidamente identificado”, apela.
A nossa reportagem fez contato com alguns servidores da saúde no município e fomos informados que, caso alguém precise descartar seringas e agulhas, estas devem ser entregues nas unidades de saúde para serem descartadas corretamente junto com o lixo hospitalar para incineração. 




LEIA COM ATENÇÃO

Obrigado por você ter chegado até aqui. Isso demonstra que você gosta de acompanhar o nosso trabalho. Tenho UMA informação importante: Se você quer receber boletins de notícias GRATUITAMENTE em seu celular, envie um ZAP para o número (22) 99949-3624, com a mensagem “EU QUERO”, informando o seu nome e a cidade onde mora. Nós  faremos contato com você o mais breve possível.

Um comentário

Tatiane de Guarixima -SFI disse...

Sempre tive essa preocupação em descartar devidamente esses objetos, seringas entrego na farmácia, cacos de vidro quando acontece, coloco dentro de uma garrafa peti cortada ao meio e encaixada novamente. Temos que ter cuidado sim com nossos coletores. Eles merecem respeito e acima de td cuidados!!!