Terminal Multicargas do Porto do Açu recebe 100º navio
O Terminal Multicargas (T-MULT) do Complexo do Porto do Açu, no Norte do Estado (RJ), recebeu seu 100º navio, em 3 anos de operação. O marco foi atingido com a chegada da embarcação MV Wu Gui Shan, que descarregou 52,5 mil toneladas de carvão no terminal. Com esta última operação, o T-MULT soma 1,79 milhão de toneladas movimentadas desde sua inauguração, em 2016, se consolidando como a melhor opção para granéis sólidos, cargas gerais e de projeto.
Segundo o diretor de Operações da Porto do Açu, Ideraldo Goulart, os números refletem os avanços do Terminal Multicargas: “Ao mesmo tempo que representa uma conquista simbólica, alcançar o navio de número cem é também reafirmar os diferenciais competitivos do T-MULT. Somos um terminal moderno, localizado em um porto privado, que atende as especificidades de cada cliente e sem fila de espera”, afirmou.
O executivo ainda ressaltou outro diferencial do Açu, que é ter se desenvolvido sob o moderno conceito porto-indústria: “Além de oferecer um terminal apto a movimentardiversos tipos de produtos, o Açu conta com vias preparadas para o transporte de cargas com grandes dimensões, o que permite que toda a operação possa ser realizada no mesmo espaço, trazendo sinergia e reduzindo o custo logístico das empresas envolvidas”, destacou.
A operação de descarregamento do MV Wu Gui Shan foi realizada pelos próprios operadores do T-MULT, que são treinados para atuar com diferentes cargas. Todos são moradores de São João da Barra e foram qualificados pela própria Porto do Açu, como é o caso do Jonatas Oliveira, que trabalha no terminal há 4 anos: “Compartilhar o marco dos 100 navios com o T-MULT, com as devidas responsabilidades operacionais e alta performance, é ter a certeza de que estamos no caminho certo. Ser um dos primeiros operadores portuários de um empreendimento deste porte, na minha região, e que atravessará gerações, é algo inexplicável”, afirmou.
Hoje, o Terminal Multicargas movimenta coque, carvão, bauxita, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. A Porto do Açu também está desenvolvendo um projeto para criar a infraestrutura necessária para movimentação de contêineres.
Está prevista, ainda, a expansão do Terminal, que possibilitará a movimentação de novas cargas. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do T-MULT.
Conheça o T-MULT
O T-MULT possui 14,5m de profundidade, homologação para receber embarcações com calado de até 13,1 metros (que permite a atracação de navios Panamax) e cais de 500m, sendo 340 metros operacionais. Além disso, o terminal conta com 182 mil m² de retroárea, grande pátio de estocagem com até 1 milhão de m² para apoiar serviços de transbordo e capacidade de suporte de solo de até 10 toneladas/m².
Em operação desde 2016, o T-MULT opera 24 horas, 7 dias por semana. Além disso, já realiza importação/exportação de diversos tipos de carga de projeto, como pás eólicas, caminhões fora de estrada e cargas de O&G (risers, bobinas, árvores de natal para operações subsea, condensadores e turbinas).
Com acesso às principais rodovias brasileiras, e especializado no transporte rodoviário de graneis sólidos, carga geral e de projetos, atualmente o T-MULT já realiza operações integradas (Porto/Armazenagem/Transporte) de importação e exportação nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em 2018, o door-to-door foi responsável por 42% do volume movimentado pelo Terminal.
Além das soluções door-to-door, o T-MULT também realiza operações multimodais, utilizando um terminal de transbordo instalado a apenas 300 km do porto. Além desse, estão sendo desenvolvidos mais três terminais integradores em Três Rios, Vitória e Região Metropolitana de BH.
Desde o início de suas operações até o final de 2018, o Terminal Multicargas apresentou crescimento de 96% no volume movimentado. O portfólio de produtos e clientes também cresceu significativamente. Em 2018, por exemplo, foram operados 7 tipos de produtos diferentes para um total de 15 clientes, o dobro do atendido em 2017. Além disso, o T-MULT também atingiu recorde de eficiência de descarregamento de cerca de 22 mil toneladas/dia.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário
Postar um comentário