Bom Jesus do Norte realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Bom Jesus do Norte, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(22/08), a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no auditório da Estratégia Saúde da Família(ESF) do bairro São João e teve como objetivo elaborar propostas para serem implementadas na área de Assistência Social. As propostas discutidas e aprovadas em Bom Jesus do Norte, serão apresentadas na conferência estadual que acontece nos dias 22 e 23 de outubro. 

Humberto Rodrigues de Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, destacou a importância do trabalho da Assistência Social e da necessária participação da sociedade nas ações da secretaria. “ As pessoas precisam participar mais e ver de perto como as coisas estão acontecendo. A presença das pessoas nesses encontros e fundamental, pois aqui muita coisa está sendo feita em favor do cidadão”, destacou. 

Aline Fátima, Secretária Municipal de Assistência Social, falou da importância da conferência, que segundo ela, é a oportunidade dos diversos segmentos debaterem propostas praticas que possam efetivamente serem implementadas no dia a dia do trabalho desenvolvido junto a sociedade. 

O Prefeito Marquinhos Messias falou do apoio total da sua gestão a Secretaria de Assistência Social, com o atendimento a mais de 500 usuários nos diversos programas e projetos. “ Sabemos da importância de trazer essas pessoas para dentro dos programas, inclui-las na sociedade, dando oportunidade a essas pessoas, isso nós estamos fazendo com muita dedicação. Quando vejo as meninas do Ballet se apresentando, isso me emociona, pois percebo que estamos no caminho certo”, destacou Messias, referindo-se à apresentação –que antecedeu a sua fala- feita por um grupo de meninas que fazem parte da oficina de Ballet, desenvolvida no CRAS. 

A conferência contou também com as presenças dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, técnicos da secretaria, secretários municipais, representações de diversas entidades, usuários da assistência, representação popular, além de representantes das secretarias municipais de Assistência Social dos municípios de Bom Jesus do Itabapoana e São Fidélis. 

Carlos Ajur Cardoso da Costa, membro do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado do Espírito Santo, proferiu palestra com o tema; Assistência Social: direto do povo, com financiamento público e participação social. 

Após a palestra, foram formados grupos de trabalho, divididos em três eixos temáticos: Assistência Social: direito do povo; Sistema Único de Assistência Social – SUAS-com participação Social. O terceiro eixo debateu o financiamento público. Ao final dos debates, as propostas foram apresentadas ao plenário e em seguida aconteceu a escolha dos delegados que representarão o Município de Bom Jesus do Norte na Conferência Estadual.


Nenhum comentário