Em Bom Jesus do Norte - Campanha “Hepatite C”, mais de 200 pessoas atendidas com teste rápido

Em Bom Jesus do Norte um mutirão para a realização de testes rápidos contra a Hepatite C, reuniu grande equipe e atendeu 208 pessoas no último fim de semana na Praça Astolpho Lobo no centro da cidade. A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde deu total suporte a campanha que foi uma inciativa do Rotary Club de Bom Jesus do Itabapoana com a participação de alunos da Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC).

Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Marcia Azevedo o resultado foi muito bom, pois além do número elevado de atendimentos, apenas um caso positivo foi detectado. Neste caso específico, o paciente foi encaminhado ao setor de epidemiologia do município onde são feitos os procedimentos protocolares para tratamento e a busca ativa da equipe por novos casos em pessoas com vínculos familiares com o paciente portador.
Márcia destaca ainda o belo trabalho desenvolvido pelo Rotary, com o empenho da Rosangela e Felipe Castro, além do apoio da Famesc, através da Professora Sandra Bulhões. “ Em nome do Prefeito Marquinhos Messias, venho agradecer o apoio dessas instituições que já são importantes parceiras do município em diversas outras ocasiões. Destaco ainda o ótimo trabalho da nossa equipe que atuou ativamente durante todo o evento ”, destaca Márcia.  A campanha “Semana Hepatite Zero”, realizada pelo Rotary é a maior do mundo e acontece simultaneamente em 50 países, de 2 continentes África e Américas.

Hepatite
A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. A Doença é assintomática-não apresenta sintomas- até as suas fases mais avançadas e, em muitos casos, quanto o portador percebe os primeiros sintomas o único caminho seria um transplante de fígado, por isso a importância de um diagnóstico precoce.




Nenhum comentário