Gargaú/São Francisco - Construção em área de preservação na mira do Meio Ambiente
Após receber cerca de 30 denúncias por intermédio do Canal Verde (9.8161-6713) e de redes sociais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou nessa sexta-feira (9) uma operação contra construções irregulares nas proximidades da Lagoa de Gargaú.
Diversos mourões e cercas foram retirados. Os agentes também atuaram na destruição de alicerces. Os materiais estavam instalados em uma Área de Preservação Permanente (APP), que equivale a aproximadamente dois campos de futebol, conforme informou a secretária municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati. “A legislação de SFI, a partir da Lei 91, de 2001, que dispõe do Sistema Municipal de Fiscalização Ambiental, nos permite agir desta forma, para que uma área de restinga como essa, tão próxima do mar e do mangue, seja preservada”, salientou.
Soffiati ponderou que foi constatada no local a comercialização ilegal de terrenos localizados na APP, que é considerado crime, sujeito a detenção. As construções estariam sendo realizadas no período da madrugada.
Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba deram suporte à ação.
Fonte: Site/prefeitura
Atenção:
Quer receber notícias do blog do Carlos Jorge GRATUITAMENTE? Envie um
ZAP pra gente, com a mensagem EU QUERO, informando o nome e cidade onde
mora. Nosso ZAP (22)99949-3624
Nenhum comentário
Postar um comentário