Ministério Público do Trabalho apura irregularidades na Usina Nova Canabrava

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou na noite desta terça-feira (12/08), informações sobre a  operação realizada  na Usina Nova Canabrava, em Campos. Em nota, o MPT diz informa que aguarda o cumprimento dos prazos acordados com a empresa,
Nota MPT

O Ministério Público do Trabalho em Campos dos Goytacazes realizou nesta terça feira, 13 de agosto, uma operação envolvendo trabalhadores da Usina Canabrava para apurar denúncias realizadas na semana passada. A operação contou com o apoio de auditores fiscais do trabalho e da Policia Rodoviária Federal.
Neste momento, não foram encontradas irregularidades características de trabalho análogo à escravidão. Contudo, diversas irregularidades estão sendo apuradas como não pagamento de verbas trabalhistas e rescisórias, aliciamento de trabalhadores em diversos Estados e entre outras. 
Por ora, o caso está sendo tratado de forma extrajudicial, notadamente para atendimento da situação emergencial dos trabalhadores com pagamento das verbas devidas e retorno ao Estado de origem.
Neste momento, o MPT aguarda o cumprimento dos prazos acordados com a empresa, e tão logo tivermos novas informações serão divulgadas.
Operação
Na manhã desta terça, o Ministério Público do Trabalho com apoio da Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação para apurar denuncias de trabalho análogo a escravidão, na usina de cana de açúcar.  A operação foi desencadeada a partir de denuncias de trabalhadores que foram trazidos de Minas Gerais para trabalhar em Campos.
Em  nota a empresa disse que irá falar sobre o assunto em entrevista coletiva nesta quinta-feira
Nota à imprensa
A Nova Canabrava esclarece que não procedem as informações de trabalho análogo ao escravo conforme matéria veiculada na internet nesta terça-feira (13/08). A Nova Canabrava confirma que uma equipe do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campos dos Goytacazes e auditores fiscais do trabalho do Ministério da Economia estiveram na sede da empresa na manhã de hoje (13/08) para uma fiscalização e para apurar divergências de informações. 
Para quaisquer esclarecimentos, será realizada uma coletiva de imprensa na próxima quinta-feira (15/08) às 17h, com a procuradora do trabalho Dra. Sarah Bonnaccorsi Golgher e representantes da empresa. A coletiva será realizada na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campos dos Goytacazes, localizada no Edifício Lumina, Rua Dr. Siqueira, 139, 11º andar, no Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes.
Desta forma, a Nova Canabrava reitera que cumpre os princípios trabalhistas conforme a Constituição Federal, primando sempre pelo respeito, bem estar e dignidade de seus colaboradores.  
Fonte: Ururau

Atenção:

Quer receber notícias do blog do Carlos Jorge GRATUITAMENTE? Envie um ZAP pra gente, com a mensagem EU QUERO, informando o nome e cidade onde mora.  Nosso ZAP (22)99949-3624

Um comentário

Anônimo disse...

Os contratos da prefeitura de sao francisco itab e um abuso.sem direito a nada.analago escravidao.publica que eu quero verse vc tem coragem