São Francisco - Falta da vacina pentavalente preocupa os pais. Saiba o que está acontecendo

Clinica da família  é um dos pontos
de vacinação
-Foto arquivo.
A falta da vacina pentavalente, destinada a bebês a partir de 2 meses de idade, continua afetando a rede de vacinação em vários municípios brasileiros, inclusive São Francisco de Itabapoana. A vacina pentavalente previne contra cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo B. Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a vacina imuniza os bebês contra tais enfermidades.

Nesta segunda-feira(7), a reportagem do Blog do Carlos Jorge conversou com Cristiano Luiz, Coordenador do setor de Imunização da Secretaria Municipal Saúde de São Francisco. Segundo ele, o Município de São Francisco está sem a vacina desde julho deste ano, pois a vacina pentavalente, adquirida  da índia, por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), foi reprovada em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tendo o lote suspenso Pela Organização Mundial da Saúde. “Importante ressaltar que esse problema foi causado pela baixa qualidade da vacina. Não é culpa dos municípios, é um problema federal que está sendo solucionado”, destaca Cristiano.

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou a falta e disse que está adquirindo um  novo lote de vacinas de um outro fornecedor. A expectativa é que um novo lote de vacinas seja disponibilizado ainda este mês, sendo a normalização em todos os municípios até o fim deste ano.
Estoque de outras vacinas em São Francisco:
Sobre as demais vacinas, Cristiano informou que o estoque está normal e eventuais faltas são pontuais, pois o estoque é renovado, sempre, próximo do dia 15 de cada mês. “É normal que alguma vacina falte por poucos dias até que a nova remessa mensal aconteça”.
Vacinação contra o sarampo:
A vacinação contra o sarampo alcança crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Sobre campanha, Cristiano Luiz  informou que está sendo feita a intensificação  de rotina, sendo de grande importância a imunização da criança. Ele informou ainda que o Município de São Francisco  disponibiliza as vacinas em 11 unidades de saúde, nas seguintes localidades: Barra do Itabapoana, Travessão de Barra, Bom Lugar, Praça João Pessoa, São Francisco – Clínica da Família-, Imburi, Floresta, Guaxindiba, Buena, Santa Clara e Gargaú.  
Reportagem, Carlos Jorge P. Azevedo 



Nenhum comentário