Polícia Federal investiga invasões de traficantes a moradias populares em Campos

O assunto foi tema de matéria especial do Jornal Terceira Via publicada no último dia 10: a violência que cerca os conjuntos habitacionais populares em Campos. A expulsão de moradores por traficantes de drogas é um problema enfrentado por parte das mais de 7.400 famílias que moram, atualmente, em casas populares doadas pelo poder público nos últimos 15 anos. A questão é alvo de investigação da Polícia Federal, assim como fraudes envolvendo tais imóveis, como venda e aluguel ilegais.

Delegado da Polícia Federal em Campos, Paulo Cassiano Júnior ministrou palestra, na manhã desta quinta-feira (28), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), para um grupo de pessoas que, a partir do ano que vem, se mudará para os conjuntos habitacionais financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida, em em parceria com a Prefeitura de Campos. São moradias dos conjuntos Novo Horizonte I, Novo Horizonte II e Novo Horizonte III, que ficam no bairro Jardim Aeroporto, e devem reunir 772 famílias.
O delegado explica que recebeu convite da Prefeitura e da Caixa para expor na palestra aspectos legais, do ponto de vista criminal, para evitar que problemas identificados em conjuntos habitacionais já instalados na cidade se repitam. Ele é responsável por investigar crimes praticados contra o patrimônio da União e suas empresas públicas, como a Caixa, por exemplo. O delegado esclarece, ainda, que, quando uma fraude ocorre contra um programa habitacional financiado pelo Governo Federal, por meio da Caixa, é atribuição da Polícia Federal investigar.
“Temos identificado inúmeros problemas de segurança pública em conjuntos habitacionais que já foram entregues à população e esses novos beneficiários de outros conjuntos que serão entregues agora podem passar por esses mesmos problemas. Identificamos fraudes e problemas em outros locais do município, como expulsões, vendas e locações. Por isso é importante discutir o assunto com esses sorteados”, disse.
Esta foi a primeira reunião para os sorteados do Programa Minha Casa Minha Vida. O evento terá continuidade nesta sexta (29), com a participação de novo grupo de sorteados, que receberá a mesma orientação.
De acordo com a assistente social e coordenadora do programa Minha Casa Minha Vida no município – que está ligado ao Departamento de Políticas Habitacionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social – Raquel Almeida, todos os dossiês dos candidatos selecionados estão sendo encaminhados à Caixa, que realiza a análise individual de cada cadastro, a fim de certificar que o beneficiário se enquadra nos critérios determinados pelo Programa, que é do Governo Federal.
“O sorteio dos novos beneficiários aconteceu de forma transparente e inédita, por meio de sistema eletrônico, no dia 5 setembro deste ano no Teatro Municipal Trianon. Todas as etapas do processo foram amplamente divulgadas e publicadas em Diário Oficial e no site da Prefeitura”, destacou Raquel.
A previsão é de que as novas moradias sejam entreguem em janeiro do ano que vem.
Fonte: Terceira Via

Nenhum comentário