Veja vídeo- Grande volume de água chega a Muritiba, região de Gargaú e preocupa moradores


   Um grande volume de água começou a chegar na tarde desta quinta-feira(26) na região de Muritiba, localidade próxima a Gargaú. A água está chegando pelo Rio Paraíba que está recebendo um grande volume de águas provenientes do aumento da vazão da Usina Hidrelétrica da Ilha dos Pombos, em Além Paraíba-MG, na altura de Carmo-RJ, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, no Sul Fluminense. 



Na madrugada de terça-feira, essa vazão, que até então era de 350 metros cúbicos por segundo, subiu para 1.300 metros cúbicos por segundo (aumento de 950 metros cúbicos por segundo). O Blog do Carlos Jorge fez contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana, Luciana Sofiat e fomos informados que a Defesa Civil está monitorando o nível do Rio Paraíba. Segundo ela, a equipe realiza monitorando diariamente. Ontem o nível estava em 7,50. Hoje(26), subiu para 8,43. Essa medição foi às 08:00 horas de hoje. A próxima medição será às 17:00 horas. 
   Sobre a chegada desse grande volume de água nas fazendas de Muritiba, O blog do Carlos Jorge foi informado pela Secretária que uma equipe se deslocou para a região e em instantes estará passando informações atualizadas e a previsão para as próximas horas. Matéria atualizada ás 14h30m.
Atualizado ás 15h12m> Para inserção de informações da Secretaria.   Em contato com o Blog do Carlos Jorge, a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil informou que a  equipe esteve na região de Gargaú e não há nenhum risco das águas atingirem as residências. Disse ainda que o volume de água está atingindo as fazendas próximas ao Rio, e que existe um contato permanente com as equipes de monitoramento e a previsão é que o volume de águas comece a baixar e normalizar a situação. 
Conversamos com um Campeiro de uma das fazendas atingidas. Ele nos informou que o gado está sendo retirado das áreas mais baixas e sendo levado para áreas mais distantes do Rio.  "Nós estamos aguardando pra vê se essa água começa a baixar, por enquanto ela ainda está chegando ainda. Se até mais tarde continuar assim, vamos ter que mexer novamente com o gado" Informou o Campeiro que disse ainda que a água começou a atingir as fazendas na madrugada de quarta para quinta-feira. 
O blog vai seguir acompanhando o volume de águas e repassando as informações.

Informe seu nome e cidade onde mora e receba no seu ZAP os nossos boletins. É gratuito. Envie os dados para o ZAP DA REDAÇÃO(22) 99949-3624.



Nenhum comentário