Chuva destrói parte de BH; MG tem 55 mortos em 6 dias

Belo Horizonte amanheceu nesta quarta-feira (29) com estragos em diversos pontos após um temporal atingir a cidade - começou a chover na noite de terça-feira (28). As regiões Barreiro, Centro-Sul e Oeste da cidade foram as mais atingidas. Chove forte em todo o estado de Minas Gerais desde sexta-feira (24).
Com isso, o total de vítimas fatais no estado desde sexta-feira (24) subiu para 55, segundo a Defesa Civil. Três mortes foram registradas no boletim desta quarta-feira (29):
Um homem morreu depois que o muro da casa dele desabou em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; uma mulher foi levada pela enxurrada em um acidente em Tabuleiro, na Zona da Mata, e uma outra mulher que tinha desaparecido durante a chuva em Sabará, na Grande BH, foi encontrada morta nesta terça-feira.
  • VÍDEOS: força da água destrói rua e causa explosão
  • FOTOS: veja imagens dos estragos
  • Interdições, alertas e socorro às vítimas; SIGA EM TEMPO REAL
  • BELO HORIZONTE

    Janeiro, que termina nesta sexta-feira (31), é o mês mais chuvoso da história da cidade desde o início da medição climatológica há 110 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital mineira completou 121 anos em dezembro de 2019. Até agora, o primeiro mês de 2020 acumulou 932,3 milímetros de chuva na cidade, de acordo com o Inmet. O recorde anterior era de janeiro do ano de 1985, quando o acumulado do mês foi de 850,3 milímetros.
    Na madrugada desta quarta-feira, uma cratera se abriu em uma das principais vias de Belo Horizonte, a Avenida Tereza Cristina, na Região Oeste. Na região Oeste choveu 101,6 milímetros em três horas.
    Na região Centro-Sul, o Córrego do Leitão transbordou desde a Barragem Santa Lúcia até o centro da capital. O maior volume de chuva foi registrado na região: 175,6 milímetros em três horas. São vários pontos com carros arrastados, trechos do asfalto arrancados e garagens alagadas.
  • Outro córrego que transbordou foi o Acaba Mundo, que começa no Parque JK, no alto do Sion, e desceu provocando enchentes até o Centro. Nesta manhã, uma cratera se abriu no cruzamento da Avenida do Contorno, com a Rua Professor Morais.
    Na BR-356, na chamada curva do Ponteio, também na Região Centro-Sul, um barranco desmoronou e a via precisou ser fechada no sentido Centro. Nesta manhã, duas faixas estavam liberadas no sentido BH Shopping. No shopping, parte do teto desabou durante o temporal.
    Também foram registrados alagamentos nas Avenidas Barão Homem de Melo, Silva Lobo e Professor Mário Werneck, todas na Região Oeste.
  • Até as 6h30, não havia registro de mortes na capital. Em Nova Lima, um homem de 45 anos morreu no desabamento de uma casa.
  • Fonte: G1

Nenhum comentário