Coronavírus: Porto do Açu orienta colaboradores sobre prevenção
A administração do Porto do Açu, divulgou na manhã desta quinta-feira (30/01), uma nota sobre os procedimentos que estão sendo adotadas para o controle do coronavírus.
A administração do Porto do Açu informa que os procedimentos para controle do coronavírus são conduzidos pela ANVISA e são os mesmos adotados para outras doenças, sendo, portanto, já estabelecidos e seguidos pelos portos brasileiros. O Porto do Açu atua em conformidade com os protocolos definidos pela agência reguladora, visando à segurança de suas operações e da comunidade local, e continuará acompanhando o assunto junto às autoridades responsáveis.
Um email informativo que está sendo repassado aos colaboradores, constam orientações de prevenção, como não compartilhar objetos de uso pessoal e lavar freqüentemente as mãos. Funcionários que não quiseram se identificar contaram que estão recebendo equipamentos de proteção como máscaras e álcool em gel.
Com o aparecimento dos casos de doença respiratória causada pelo coronavírus na China, o governo brasileiro vem adotando medidas de preparação, orientação e controle para um possível atendimento de casos suspeitos no país.
A Anvisa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído na quarta-feira (22/1) pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de possíveis casos no Brasil, a fim de responder a eventuais ocorrências de forma unificada e imediata.
É importante destacar que, até o momento, não há confirmação de casos no Brasil.
Recomendações gerais aos servidores e trabalhadores
Independentemente da indicação de uso ou não dos EPIs, os trabalhadores de portos, aeroportos e fronteiras devem adotar sempre as seguintes medidas preventivas:
Frequente higienização das mãos com água e sabonete.
Quando as mãos não estiverem visivelmente sujas, pode ser utilizado álcool gel para higienizá-las.
Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
Evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca.
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
Neste momento, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha a aplicação de quaisquer restrições de viagem e ao comércio. Também não recomenda nenhuma ação de triagem nos pontos de entrada (portos, aeroportos e fronteiras). Com informações do Ururau/Blog do Carlos Jorge
Nenhum comentário
Postar um comentário