São Francisco de Itabapoana e outras cidades do Norte e Noroeste Fluminense serão beneficiadas com o Cartão Recomeçar.


O governador fluminense, Wilson Witzel, assinou ontem dia (12) decreto que institui a Política Estadual de Proteção e Defesa Social e estabelece um plano de atendimentos a municípios atingidos por catástrofes e situações de emergência, como as recentes chuvas e enchentes ocorridas nas regiões norte e noroeste do estado, deixando milhares de famílias desabrigadas e desalojadas. O plano prevê atuação integrada das secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Infraestrutura e Obras e Agricultura. 

“O improviso acabou”, afirmou o governador. Disse que será feito treinamento nos meses de outubro e novembro próximo, antes das cheias, para prevenir qualquer tipo de infortúnio. “Se a sirene tocar e o chamado vier, a gente embarca para onde o destino mandar”, assegurou Witzel. 
Cartão Recomeçar 

As famílias de baixa renda vítimas das enchentes e deslizamentos em decorrência das fortes chuvas de janeiro receberão auxílio financeiro para recuperarem suas casas e adquirirem eletrodomésticos da linha branca. Elas serão cadastradas e receberão o Cartão Recomeçar, que é um cartão bancário com valores de R$ 5 mil para as famílias desabrigadas, e R$ 2 mil para as famílias desalojadas. Durante a solenidade, realizada no Palácio Guanabara, representantes de oito famílias das duas regiões receberam um Cartão Recomeçar simbólico. 

O Cartão Recomeçar atenderá famílias dos municípios de Italva, Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Itaperuna, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana e São Francisco do Itabapoana. Em dez dias, o dinheiro estará depositado, informou o governador. O cadastramento será iniciado hoje (13). Os desabrigados terão oportunidade ainda de ingressar no Aluguel Social, programa do estado que prevê ajuda financeira a famílias que perdem suas casas durante tragédias naturais. 

Fonte: Agência Brasil. 



Nenhum comentário