São Francisco com carro fumacê no combate ao mosquito

Sala de hidratação 
ACESSE AQUI O NOSSO INSTAGRAM

São Francisco de Itabapoana intensiva o trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya  com ação direta do carro fumacê e ação de combate a focos. 
Em entrevista ao Blog do Carlos Jorge, o Secretário municipal de Saúde,  Sebastião Campista informou que o trabalho do carro Fumacê retorna nesta segunda (9). Ele disse ainda que a rota de ação com o fumacê é definido a partir do número de casos notificados. 
O último balanço feito pela secretaria de saúde,  na quinta-feira (5),  o município contabilizava;  326 casos notificados, sendo 306 para dengue e 20 para chikungunyia.  Praça João Pessoa,  Travessão de Barra, Barra do Itabapoana e Guaxindiba são as localidades que apresentam maior número de notificação. 
  Campista disse que o trabalho do carro fumacê só pode ser feito com o tempo estável. "Com chuvas a dispersão do inseticida fica prejudicado,  por isso estamos retomando o trabalho com o carro nesta segunda", afirmou.
Segundo o secretário,  a pulverização é feita sempre no final da madrugada,  logo no amanhecer e no fim do dia, horários indicados para a eficácia plena do veneno contra o mosquito. 
  Nos casos confirmados,  o paciente é levado para o Centro de Hidratação  que funciona na Unidade de Saúde do Centro. A sala de  hidratação entrou em operação no último dia 4.

 O  local conta com 10 cadeiras e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com enfermeiros, técnicos em enfermagem e médico. Além de hidratação, no espaço também é  feita a coleta de exame de sangue, duas vezes por dia, para confirmação e monitoramento das doenças. O resultado é  remetido no mesmo dia diretamente para a unidade. A implantação dessa sala de hidratação é uma parceria do município e estado.
  Vale ressaltar  a importância da participação da população no combate aos focos do mosquito transmissor.  Uma pequena tampinha de refrigerantes com água acumulada poder ser um foco em potencial,  por isso todo cuidado é pouco. 



Nenhum comentário