Bom Jesus do Norte- Prefeitura implanta Centro de Atendimento e Monitoramento da COVID-19
Em Bom Jesus do Norte já está em funcionamento o Centro de Atendimento e Monitoramento a COVID-19. A unidade está funcionando no auditório da unidade Estratégia Saúde da Família, São João e visa prestar atendimento a pacientes com sintomas relacionados ao coronavirus.
A unidade conta com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes e agentes da vigilância sanitária. O cidadão que procura a unidade, logo na entrada passa por uma triagem inicial feita pela equipe da vigilância ambiental que orienta o paciente a realizar a higienização das mãos e a colocação de mascaras. Em seguida o paciente é encaminhado para o interior da unidade, onde passa por uma segunda triagem, desta vez feita pela equipe de enfermeiro e técnico, ocasião em que são avaliados; temperatura, sinais vitais, pressão arterial entre outros simtomas, sendo encaminhado, se for o caso, imediatamente para avaliação médica.
Após a avaliação do médico, são definidos os protocolos de ação. Caso o paciente apresente os sintomas para a COVID-19, por exemplo, é indicado isolamento domiciliar. Neste caso o paciente recebe um documento indicando todos os cuidados que ele deve tomar , além de assinar um termo se comprometendo em permanecer na quarentena.
Os casos em quarentena domiciliar são monitorados diariamente, por telefone, pela equipe de profissionais que avaliam os sintomas e a evolução de saúde do paciente. Em caso de agravamento dos sintomas, o paciente passa a ser monitorado presencialmente pelo médico e se for o caso, transferido para a unidade de referência que fica em Cachoeiro de Itapemirim.
Por determinação do Prefeito Marquinhos Messias foi criado um Gabinete de Situação de Emergência, sob a liderança do prefeito, que se reúne diariamente para a tomada de decisões com objetivo de conter a expansão da COVID-19. Também foram editados decretos com medidas preventivas a COVID-19.
Além da criação do centro de Monitoramento, a prefeitura está tomando diversas medidas preventivas, entre elas a lavagem de ruas, praças e pontos de aglomeração de pessoas, distribuição de material informativo, colocação de faixas e cartazes em pontos estratégicos, campanha de conscientização nos diversos meios de comunicação e intensificação da fiscalização nos comércios, autorizados a funcionar, para a verificação das condições de higiene.
Nenhum comentário
Postar um comentário