Prefeitura de Campos divulga lista dos bairros com casos de coronavírus


A Prefeitura de Campos, através do Departamento de Vigilância em Saúde, passa a disponibilizar o Informe Epidemiológico do novo coronavírus com informações sobre casos confirmados no município. A primeira edição do novo modelo foi publicada nesta terça-feira (20), no Portal da Prefeitura, com dados, como: faixa etária, gênero e bairro. A atualização das próximas edições ocorrerá sempre as segundas-feiras. O modelo é diferente do boletim diário, que será mantido, garantindo a transparência e informação à população sobre a situação da doença em Campos. (leia mais abaixo).


A Diretora da Vigilância em Saúde de Campos, a médica infectologista Andréya Moreira, ressalta que o município já passou da fase de contenção da doença para transmissão comunitária do vírus e, a partir de agora, as estratégias de vigilância e controle da pandemia são alteradas para vigilância de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e para vigilância de Síndrome Gripal (SG) nas Unidades de Saúde conforme a rotina estabelecida.

- No município de Campos estamos adotando todo protocolo de recomendações, normas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. A Prefeitura montou um Gabinete de Crise, editou decretos para garantir o isolamento social para quem pode fazê-lo e reduzir os riscos aos trabalhadores de serviços considerados essenciais, em especial aos profissionais da saúde. Entramos numa fase, que não será possível evitar todos os contágios. Mas seguimos no objetivo de diminuir o avanço da doença. Precisamos evitar que o vírus atinja o grupo de risco: idosos, diabéticos ou hipertensos - disse Andréya Moreira.  
O boletim nº 1 traz a análise dos casos contabilizados até 17 de abril. Neste período foram 159 notificações à Vigilância em Saúde do município de Campos com 32 foram confirmados, 33 descartados e 43 suspeitos em investigação para covid-19. 

O informe detalha que dos 32 casos confirmados, 18 (56%) são do sexo feminino e 14 (44%) do sexo masculino. A faixa etária com maior número de casos é a dos 30 aos 39 anos, com 12 casos (38%). Dezessete bairros estão na análise - foram informados pelos pacientes como residência. A maioria, 7, no Centro; seguido de Nova Brasília com três casos; e Ururaí, Flamboyant, Parque São Caetano, Jockey Clube e Turf-Club com um caso, cada.

Em março, o prefeito Rafael Diniz entregou o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos . A unidade oferece 40 leitos de clínica médica, 19 leitos de UTI, além de cinco de sala vermelha. O Centro recebe pacientes com suspeita da doença encaminhados pela Central de Informações da Covid, que funciona através do serviço 192
- Ainda para enfrentamento e controle da doença no município, implantamos barreiras sanitárias nas principais rodovias de acesso a Campos e o serviço de higienização dos espaços públicos; reforçamos o estoque de EPIs para os profissionais da saúde; treinamos estes profissionais para uso dos equipamentos e atendimento aos pacientes; instalamos o abrigo provisório para moradores em situação de rua e, sobretudo, adotamos medidas para garantir o isolamento social. É preciso achatar a curva de crescimento e para isso temos que higienizar as mãos com frequência e o principal, todos em casa, no isolamento social para que mais breve possível tudo se normalize  - destacou o prefeito.

Fonte: SupCom

Nenhum comentário