Qual é a situação de São Francisco frente ao COVID-19. Quais são as ações para conter o avanço?

  Reportagem; Carlos Jorge p. Azevedo, em 15 de abril de 2020. 
  Com dois caos confirmados, dois sendo investigados e dois óbitos aguardando exames que irão apontar a causa das mortes, as autoridades de São Francisco de Itabapoana realizam ações conjuntas de vários setores para tentar conter o avanço da COVID-19 no Município. Sobre os óbitos em investigação, o Secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista informou ao Blog do Carlos Jorge que o resultado deve sair nas próximas 48 horas. 
   O esforço envolve barreiras sanitárias, medidas restritivas do comércio, intensificação da fiscalização, lavagem de ruas em pontos de grande aglomeração, vacinação de idosos em domicilio entre outras medidas. Foi criada uma Sala de Situação, composta por membros de diferentes setores da administração. Liderada pela Prefeita Francimara Azeredo, a sala funciona initerruptamente sendo uma central onde são tomadas todas as decisões envolvendo ações contra a COVID-19, além de atendimento emergencial, via plantão telefônico.

Em trabalho conjunto da Secretaria municipal de Saúde, Empresa Municipal de Trânsito-Emtransfi e defesa civil as barreiras sanitárias tem sido uma das medidas de contenção. Com a presença das equipes nos dois principais pontos de acessos ao município- divisa com Campos, na localidade de Floresta e divisa com Kennedy, em Barra do Itabapoana. O Blog do Carlos Jorge foi informado sobre pessoas que chegam ao município, elas respondem um questionário informando nome, idade, número de telefone, cidade de origem, quanto tempo pretende ficar no município entre outros detalhes, além de medição da temperatura corporal. Outra medida tem sido a desinfecção de ruas e pontos de maior aglomeração de pessoas.
A preservação da vida de idosos também tem sido uma preocupação a parte- grupo de risco- com a vacinação contra gripe que está sendo feita por agendamento e nos casos de idosos acamados e com dificuldade de locomoção, estão sendo vacinados em casa pelos agentes de saúde. Destaque nesse trabalho para as agentes comunitárias de saúde que são as intermediarias com informações sobre os idosos e a comunicação de agendamentos e acompanhamento nas vacinações.
  Paralelo a esse trabalho acontece ações de fiscais que estão atuando junto ao comércio, autorizado a funcionar, verificando se estão sendo cumpridas medidas de higiene determinadas pelo protocolo do Ministério da Saúde, e fechando os comércios proibidos de funcionar .

Ao Blog do Carlos Jorge, o coordenador de fiscalização, Renato Cunha informou que duas equipes estão trabalhando de maneira simultânea com abordagem de orientação, notificação e se necessário são aplicadas multas e suspensão do Alvará de Funcionamento. O trabalho, segundo ele está sendo feito de 8 ás 21h, porém existe um estudo para que esse horário seja estendido. Estão atuando nessa tarefa equipes da guarda civil municipal, Emtransfi e fiscais de postura. 

  Segundo ainda Renato, as agências bancárias e lotérica tem sido os maiores problemas para a fiscalização. “As vezes as agências cumprem a determinação mas, infelizmente, muitas pessoas ainda não estão respeitando as regras”, relata Cunha.

Se você está com sintomas do COVID-19 ou conhece alguém com os sintomas, ligue para o plantão da sala de situação, telefones: (22)2789-1885- 99827-3324 ou 99998-7612.
   Se você conhece alguém que esteja desrespeitando as regras de funcionamento do comércio, poderá ligar para o Disque denuncia COVID. (22) 99891-9280.
Fotos cedidas pela Secretaria de Saúde, equipe de fiscalização e disponíveis na rede.





Nenhum comentário