Municípios de pires na mão aguardando ainda a ajuda do governo federal
Reportagem: Carlos Jorge P. Azevedo em 13/05/2020
O Estado do Espírito Santo as perdas podem chegar a R$ 4 bilhões, na comparação com o ano passado, segundo Boletim elaborado pelo Núcleo de Avaliação de Tendências e Riscos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).
Gilson Daniel presidente da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo-Amunes, informou que no mês de abril os municípios capixabas deixaram de receber R$31 milhões de repasses do governo do estado. A comparação é com o mesmo período de 2019. A expectativa da associação, caso permaneça o atual cenário, é que a queda no mês de maio seja ainda mais acentuada, devido a redução das atividades econômicas o que impacta diretamente na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços- ICMS.
A expectativa é que o Projeto de Lei Complementar (PLP)39/2020 seja sancionado ainda esta semana pelo presidente da republica, proposta que prevê ajuda financeira aos estados e municípios. Na segunda-feira (11) representantes da equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM)estiveram reunidos com a equipe econômica da presidência da república. Segundo a CNM, após a sanção da Lei que deve ocorrer ainda esta semana, o ministério da economia levará cerca de 10 dias uteis para regulamentar e ajustar os processos de repasses.
Os recursos do governo federal serão
divididos em 4 parcelas, caso a sanção do projeto acontecer ainda esta semana, a previsão do
Ministério da Economia é que ainda no mês de maio a primeira parcela esteja disponível
nas contas de estados e municípios.
O Blog do Carlos Jorge fez um levantamento em três municípios onde as realidades econômicas não são diferentes do restante do país para analisar como os gestores estão percebendo o momento econômico.
São Francisco de Itabapoana
|
Bom Jesus do Itabapoana
Roberto Tatu em Bom Jesus do Itabapoana aguarda fechar o mês para avaliar possíveis medidas |
Bom Jesus do Norte
Marquinhos Messias em Bom Jesus do Norte espera os recursos para compensar as perdas com a queda na arrecadação |
Nenhum comentário
Postar um comentário