Álcool da Usina Nova Canabrava ajuda na higiene dos hospitais

A Usina Nova Canabrava, em Campos (RJ), vai completar dois meses de moagem, fomentando a economia e o mercado de trabalho na região. A indústria iniciou a safra 2020/21 em abril deste ano e também está praticando ações importantes no combate a pandemia do novo Coronavírus. 

Milhares de litros de álcool 70% já foram doados às prefeituras, que estão utilizando o material nas redes públicas de Saúde, na Região Norte Fluminense do Estado. Entre os municípios já beneficiados com doações,  estão Campos, São Francisco de Itabapoana (SFI) e São Fidélis.

Na última semana, uma nova remessa – mais cinco mil litros de álcool líquido 70% -, foi doada à Prefeitura de Campos para a utilização na rede hospitalar do município. 

Antes do uso, o produto foi colocado em frascos esterilizados por uma equipe profissional do Curso Técnico de Química do Campus Campos-Centro, do Instituto Federal Fluminense (IFF). 

Após o envasamento, os frascos foram encaminhados ao Hospital Geral de Guarus (HGG) – uma das unidades de referência no combate à Covid-19, em Campos, além da Santa Casa de Misericórdia e Beneficência Portuguesa.

O álcool 70% em líquido ou gel, água e sabão são aliados que visam diminuir a velocidade de contágio do novo coronavírus, que já matou, no Brasil, mais de 36.600 pessoas até a tarde desta segunda-feira (8), segundo dados encaminhados pelas secretarias estaduais ao Ministério da Saúde.

Dos cinco mil litros doados pela Nova Canabrava, profissionais do IFF que participam da ação institucional “Preparação e fracionamento de Álcool Etílico a 70%, e produção de Álcool Gel e sabonete líquido”, já envasaram os 1.200 mil litros do produto líquido, em frascos menores, para atender à demanda dos hospitais.

 Toda a separação do produto (álcool) e esterilização dos vasilhames menores, seguem os protocolos de segurança e higiene, ditados pelo Ministério da Saúde.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS 

No final do mês de abril, poucos dias após o início da moagem, o município de SFI recebeu doação de álcool 70% pela Nova Canabrava para desenvolvimento de ações no combate à Covid em algumas localidades, como Deserto Feliz e Barrinha.

“São lugares especiais para mim, devido a sua história e cultura quilombola, aproximadamente 100 famílias foram atendidas. Por isso, não posso deixar de agradecer imensamente à diretoria da Nova Usina Canabrava pela doação do álcool, que tanto nos ajuda a evitar o avanço da doença em nossa cidade. Vocês me enchem de orgulho”, declarou, na ocasião, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo.

 COOPERAÇÃO REGIONAL

No último mês de maio, o município de São Fidélis recebeu da Nova Canabrava a doação de 500 litros de álcool 70%, beneficiando a Associação Hospitalar Armando. 

Em agradecimento, o Gestor Presidente da Associação, Carlos Filipe Mocaiber Lopes e o prefeito Amarildo Alcântara, encaminharam à diretoria da Canabrava, uma carta de agradecimento pelo produto que está sendo usado em âmbito hospitalar, por profissionais da Saúde e pacientes

A álcool doado pela Nova Canabrava é o tipo 70, utilizado no processo de higienização/esterilização na rede pública de saúde.

A Nova Canabrava prevê uma moagem com números expressivos em produção, se estendendo até o mês de novembro. No parque industrial da usina, são seguidos todos as normas recomendadas pelas autoridades de saúde, com todos os trabalhadores diretos e indiretos utilizando máscaras de proteção distribuídas pela própria usina, higienizando as mãos constantemente e mantendo o distanciamento.

Fonte: Viu


Nenhum comentário