Casos de Covid-19 crescem mais de 50% em uma semana em Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai, no RJ

 

Paróquia Senhor Bom Jesus - Bom Jesus do Itabapoana

    Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, tiveram crescimento superior a 50% no número de casos confirmados da Covid-19 na última semana, entre os dias 28 de junho e 04 de julho. Os dados são de um levantamento do Painel Covid-19 Norte e Noroeste Fluminense.
   Antes do início da última semana, no sábado (27), Bom Jesus do Itabapoana era a quarta cidade com menos infectados, proporcionalmente, das duas regiões. A média do município era 38 casos a cada 10 mil habitantes, segundo o levantamento. Apenas Cambuci (34,2), Campos dos Goytacazes (35,1) e Itaocara (37,4) tinham índices melhores.
No entanto, em sete dias, a Prefeitura de Bom Jesus confirmou 78 novos casos, elevando o total de infectados de 141 para 219.
Já Varre-Sai, com cerca de 11 mil habitantes, era também o município da região com menos infectados até o final da semana anterior. Porém, o número de pacientes diagnosticados saltou de 48 para 73 entre 28 de junho e 04 de julho.
De acordo com o Painel, este é mais um indício que mostra o processo de interiorização da Covid-19, que agora chega às cidades menos atingidas pela pandemia até então.
Aumento de casos em outras cidades do Norte e Noroeste
   Na sequência do levantamento, Porciúncula, com 48,3%; Macaé, com 46,8%; e Aperibé, com 45,2%, também se destacam quanto ao índice de aumento de novos casos da Covid-19 na última semana.
Com exceção de Macaé, Bom Jesus de Itabapoana, Varre-Sai, Porciúncula e Aperibé são do Noroeste Fluminense e tinham, proporcionalmente pelo tamanho da população, menos casos confirmados do que a média do Norte e Noroeste no início da última semana.
Mas Cambuci, com 60 pessoas infectadas, passou a ser a cidade com menos casos confirmados no Norte e Noroeste Fluminense ao final do mesmo período.
Em números divulgados nesta segunda-feira (6), o total passou a ser de 66, enquanto Varre-Sai contabiliza 78 diagnósticos para Covid-19.
Possível lockdown
   No último domingo (5), a Prefeitura de Varre-Sai fez um alerta para a população do município.
Em nota, o governo municipal afirmou que tem verificado que parte da população vem relaxando no cumprimento das medidas de combate à Covid-19, circulando nas ruas, não usando máscaras e promovendo aglomerações.
"O momento atual é muito preocupante, pois há grande dificuldade em conseguir vagas em UTI’s na região Noroeste Fluminense. O Centro de Triagem de Covid-19 de Varre-Sai possui 8 leitos e o Hospital São Sebastião tem 9 leitos, ambos são leitos de enfermaria com oxigênio disponível. O município possui três respiradores", ressaltou a Prefeitura.
Ainda na publicação, o governo municipal alertou para a possibilidade de instituir o lockdown na cidade, caso o número de casos continue subindo aceleradamente e o município continue com dificuldade de conseguir vagas em leitos de UTI na região.
A Prefeitura de Varre-Sai informou também que a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação continua com distribuindo de forma gratuita máscaras de proteção para toda a população, na sede da secretaria.
Qualquer denúncia sobre aglomerações, não utilização de máscaras e pessoas que deveriam estar em isolamento e estão nas ruas, o cidadão deve ligar para a Guarda Municipal no número 153 ou 3843-3273.

Nenhum comentário