Covid-19: morre médico Makhoul Moussallem

Morreu na madrugada desta quarta-feira (01/07), o médico Mackhoul Moussallem, 75 anos.  Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo ( UTI), de um hospital particular em Campos com coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Fundação Benedito Pereira Nunes.

NOTA DE PESAR FALECIMENTO DR. MAKHOUL MUSSALLEM

Neste momento de profunda dor, a Fundação Benedito Pereira Nunes/Faculdade de Medicina de Campos/Hospital Escola Álvaro Alvim informa e lamenta o falecimento do médico neurologista e professor da FMC, Dr. Makhoul Moussallem, 75 anos, que testou positivo para o Covid-19 e foi internado no dia 22 de junho no Hospital da Unimed, em Campos (RJ). 
Dr. Makhoul foi conselheiro do CREMERJ entre 1993-2018, conselheiro do Conselho Federal de Medicina entre 2009-2014, presidente da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia por duas gestões, presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado do Rio de Janeiro, vice-presidente da Associação Médica Brasileira, vice-presidente da Associação Médica Fluminense, fundador da Unimed/Campos – da qual foi presidente por cinco anos, fundador do Sindicato dos Médicos de Campos, presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes por duas gestões, conselheiro Vogal da Federação das UNIMEDs do Estado do Rio de Janeiro, chefe do Serviço de Neurocirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Campos, no Hospital Ferreira Machado em Campos, no Hospital Dr. Beda e no Hospital Escola Álvaro Alvim. Foi diretor do Hospital Escola Álvaro Alvim e do Hospital Pró-Clínicas de Campos. Atualmente, ocupava o cargo de assessor especial da prefeitura Municipal de Campos com o objetivo de desenvolver e implantar um projeto voltado à saúde da população mais carente.
Com 50 anos de profissão, Makhoul Moussallem tinha vasta experiência, também, na vida pública. Destaca-se, como um de seus maiores feitos, a implantação do primeiro Pronto Socorro da cidade, que atendia “indigentes” — aqueles que não possuíam carteira do antigo INAMPS - em igualdade de condições com os previdenciários e os particulares, universalizando o atendimento. Uma espécie de Pré-SUS no Brasil, uma parceria do poder público com o privado, 12 anos antes da elaboração do SUS”.
Recebeu inúmeras homenagens ao longo de sua vida, a mais recente aconteceu em março de 2019 na Faculdade de Medicina de Campos, em evento promovido pela Sociedade de Neurologia do Rio de Janeiro.

A FBPN/FMC/HEAA se solidarizam pela lastimável perda e, manifestam as condolências à sua família e amigos do nosso professor Dr. Makhoul.

Fonte: Ururau.

Nenhum comentário