PM com cabine brindada em Campos: Avanço ou retrocesso?

  Aos poucos os criminosos avançam sobre a sociedade, restando como única opção para as polícias a defensiva, se proteger, ficar preso no lugar de quem deveria estar preso. Estranho, mas é o que acontece no Estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, por exemplo, a polícia militar irá “inaugurar” uma cabine de policiamento fixo no bairro Eldorado, um dos bairros mais problemáticos da cidade de Campos.

Recentemente   seguindo para a praia de Santa Clara, São Francisco de Itabapoana, com olhar mais atento, analisei a estrutura do D.P.O de Santa Clara que a vários anos conta com grades protegendo a entrada principal da unidade, ou seja, a polícia “presa”, recolhida enquanto quem deveria estar preso segue na prática de crimes. Não vamos falar de nós cidadãos civis, sem treinamento físico e psicológico para lidar com a criminalidade, pois se a polícia precisa de grades nas unidades, imagine o cidadão.

A política de segurança adotada em boa parte do país, e em especial a do Estado do Rio, e o já ultrapassado Código Penal, precisam ser revistos. Vejo as Polícias Militar e Civil seguindo para o confronto diário, muitas vezes prendendo os infratores que são libertados, muitas vezes, mesmo antes do término da ocorrência na delegacia. Em outros casos, anunciamos a morte de policiais que morreram em confronto direto, inflando as estatísticas de mortes prematuras nos confrontos cada vez mais intensos, até quando? 

A justiça que favorece o errado nunca estará do lado do certo. Aos policiais o meu respeito e carinho, porém não podemos comemorar a “inauguração” de uma cabine brindada. Só falta ilustrar a  cerimonia com fogos, corte da fita e discurso, só lamento.
Texto:Carlos Jorge P. Azevedo

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente https://bit.ly/39isIFN 

Nenhum comentário