Médicos do INSS não retornam ao trabalho, e agências no Rio reabrem sem perícia


Quem compareceu aos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta segunda-feira (dia 14), primeiro dia da reabertura das agências no Rio, tentar perícia médica teve de voltar para casa em atendimento. O problema é que peritos médicos não compareceram ao trabalho, e o serviço — mesmo para os segurados agendados — foi suspenso, informou o portal G1.

Na agência da Praça da Bandeira, na Zona Norte, uma das maiores do Rio, os portões só foram abertos pouco depois das 8h, apesar de o INSS ter informado que a rede funcionaria das 7h às 13h.

Na sexta-feira, o INSS anunciou a reabertura de 547 agências da Previdência Social em todo o país — ao todo, são 1.600. No Estado do Rio, a autarquia informou que seriam 27 unidades abertas, mas listou apenas 25. O atendimento será restrito aos segurados que fizeram agendamento prévio. O objetivo é evitar aglomerações dentro e fora das agências.

Na capital do Rio, das quatro agências programadas para reabrir nesta segunda-feira — unidades da Avenida Brasil, Miguel Lemos (Copacabana), Praça da Bandeira e Méier — nenhuma terá o serviço de perícia médica.

 

Segundo Caio Figueiredo, gerente executivo do INSS no município do Rio, estarão disponíveis na cidade apenas os serviços de cumprimento de exigências; justificação administrativa ou judicial para comprovação do tempo de serviço; avaliação social; e reabilitação profissional.

— Quem tiver agendado a perícia médica para a próxima semana nas agências da capital não compareça porque não vai haver. É preciso remarcar o procedimento por meio do Meu INSS ou do telefone 135 — avisa.

De acordo com o G1, os médicos que fazem perícia entregaram, na sexta-feira, uma série de exigências para retornar, como mais adaptações nos consultórios, e que não houve tempo hábil para atendê-los. Até a última atualização da reportagem publicada pelo portal, o INSS não tinha informado quando as perícias seriam retomadas.

Em São Paulo, o desembargador Peixoto Júnior, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, suspendeu a reabertura das agências no estado. O INSS informou na noite de domingo, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi notificado da decisão que impede a retomada do trabalho presencial nas unidades do órgão.

 

Inicialmente, a reabertura dos postos do INSS estava prevista para 13 de julho, mas foi adiada. Assim ,a retomada gradual do atendimento presencial seria a partir de 3 de agosto. Depois, o governo determinou a reabertura a partir de 24 de agosto e, no último adiamento, a data foi estabelecida para a partir de 14 de setembro.

Regras da reabertura

Depois de meses fechadas por conta da pandemia, as agências do INSS começaram a reabrir para atendimento presencial nesta segunda-feira. Para isso, uma portaria publicada na sexta-feira, no Diário Oficial da União, estabeleceu as medidas de prevenção que deverão ser adotadas.

O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido.

O INSS pede que os segurados não cheguem com muita antecipação ao horário marcado, para evitar aglomerações.

Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Se a temperatura estiver dentro da normalidade (menor que 37,5°C), o funcionário deverá orientar o segurado sobre:

·         A necessidade do uso de álcool em gel para higienização das mãos

·         A importância de manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas

·         A obrigatoriedade o uso de máscara durante todo o período em que permanecer nas dependências do INSS. Se o segurado estiver usando máscara úmida, suja ou rasgada, deverá receber uma máscara descartável.

Os servidores, empregados públicos, contratados temporários, estagiários, terceirizados e colaboradores deverão usar Equipamentos de Proteção Individual para realização das suas atividades.

Se a temperatura se mantiver indicativa de febre (mais que 37,5°C), o acesso do segurado será negado, e ele será orientado a procurar uma unidade de saúde ou um médico.

O funcionário deverá ainda orientar o cidadão a realizar o reagendamento do serviço pelos canais remotos.

De acordo com o INSS, as agências que reabrirem atenderão todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. Os locais de perícia passarão ainda por verificações periódicas, o que pode fazer com que varie o número de locais com atendimento presencial.

Reabertura com restrição de serviços

O INSS informa que, a princípio, estariam disponíveis para atendimento presencial os serviços de:

·         Avaliação social

·         Cumprimento de exigência

·         Justificação administrativa ou judicial

·         Reabilitação profissional

·         Solicitações de aposentadoria, pensão, salário-maternidade, continuarão sendo feitos remotamente.

O INSS esclarece que os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos, o Meu INSS (pelo site e aplicativo) e telefone 135.

O INSS disponibiliza em seu site um guia para ajudar aqueles que têm alguma dúvida de como acessar o Meu INSS. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, acesse https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/.

Fonte: Extra

Nenhum comentário