Reconheça os gatilhos que te levam a comprar demais na Black Friday

A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras de natal com significativas promoções, principalmente nas grandes lojas. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro. No Brasil, a data é uma das mais aguardadas pelos consumidores. A psicóloga clínica cognitiva, Michelli Rios, dá dicas para não entrar no consumo desenfreado:


“Não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade capitalista, em que muitas vezes o ser humano vale por seu poder de compra, ou pelo que tem. E nesse momento de Brack Friday, que esse desejo por compras se torna mais evidente. E junto com ele, são acionados alguns gatilhos mentais em nós”. Disse ela.

A psicóloga ressalta esses gatilhos: “O primeiro é o que em psicologia chamamos de efeito manada. O próprio fato de ter uma data, um mês específico para consumir, já induz as compras. “Se todos estão comprando eu também quero”. O segundo gatilho é o da aversão à perda.  Não só por querer ficar de fora, mas por perder a oportunidade de comprar. Pois, as lojas nos induzem a pensar que o estoque está acabando. O terceiro é o da escassez. Ninguém quer perder aquilo que disseram que está acabando. Mas será mesmo que está acabando?”, Afirma.

“Para não cairmos na armadilha dos gatilhos mentais, podemos colocar em prática um questionamento, que nos ajudará muito. Será que realmente, eu necessito deste produto, neste momento? Se sua resposta for negativa, pare, pense e não efetue a compra, para não se arrepender de ter comprado por impulso”.
 

Fonte: Ururau

Nenhum comentário