Polícia Civil e secretaria estadual de Fazenda apreendem caminhões que transportavam carga de etanol irregular

   
Agentes da 55ª DP (Queimados), em operação conjunta com a secretaria estadual de Fazenda, interceptaram e apreenderam, na tarde dessa terça-feira (29), no Arco Metropolitano, sete carretas carregadas com cerca de 390 mil litros de etanol combustível. Durante a vistoria, foi constatada a existência de uma operação de transporte irregular de combustível, com possível fraude de benefício fiscal de uma usina em Campos.
Os policiais desconfiaram do comportamento dos motoristas dos caminhões, que estavam sendo seguidos por um veículo de passeio descaracterizado. Durante a abordagem, os agentes constataram que se tratava de uma possível operação de transporte irregular de etanol e acionaram a secretaria estadual de Fazenda.
    Segundo as investigações, as notas fiscais que acompanhavam os caminhões tinham como destino uma usina produtora de etanol em Campos. Contudo, durante a abordagem, os agentes constataram que o motorista do veículo de passeio que acompanhava o comboio possuía notas fiscais de venda para uma distribuidora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Desta forma, foi verificado que a usina detentora de benefício fiscal concedido pelo estado do Rio de Janeiro, que deveria produzir etanol como forma de incentivar a economia fluminense e a geração de empregos em Campos, está adquirindo o combustível pronto de usinas de São Paulo, prejudicando a arrecadação do Rio de Janeiro e causando concorrência desleal, já que consegue revender o produto com preço mais baixo em razão do benefício fiscal.
A mercadoria foi apreendida pela secretaria estadual de Fazenda por suspeita de simulação de operações e fraude.
Fonte: Polícia Civil

Nenhum comentário