Espírito Santo perde Edson Chouest para o Porto do Açu-Quase 1 Bilhão de investimentos

  O município de Itapemirim, no Espírito Santo, perdeu o Porto Offshore de Itapaiva. O empreendimento portuário para atendimento à indústria de exploração e produção de petróleo e gás seria realizado pela empresa norte-americana Edson Chouest Offshore, que decidiu transferir o investimento para o Porto Açu, em São João da Barra, estado do Rio de Janeiro.
  A previsão é de criação de 1,5 mil vagas de trabalho. Na semana passada, a Edson Chouest, que por meses aguardou o início das obras do Contorno Rodoviário de Itaipava e do sistema de abastecimento de água, assinou contrato com o porto norte-fluminense para a criação de uma base de apoio offshore. Um investimento de R$ 950 milhões. 
A  perda de investimento no Estado capixaba caiu na conta do Governador Renato Casagrande que ainda não falou sobre o assunto. 

Porto do Açu exporta minério de Minas para China 
  O Porto segue ampliando as suas parcerias. Neste mês de abril,o Porto do Açu concluiu operação inédita para exportação do minério espodumênio através do Terminal Multicargas (T-Mult). A operação para o cliente AMG Brasil foi coordenada pela Link Logistic Group. O carregamento de aproximadamente 11 mil toneladas teve como origem a cidade de Nazareno, em Minas Gerais, e seguiu no navio MV Elisa para a China.
O minério possui concentração de Lítio, elemento químico que é utilizado na indústria de tecnologia, principalmente na fabricação de celulares e baterias. A exportação via Porto do Açu garantiu ao novo cliente que a movimentação fosse realizada em um porto sem fila e com operações customizadas.
A AMG Brasil realiza exportações de espodumênio desde 2018 e utilizou antes portos concorrentes para escoar a produção.

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente: https://bit.ly/39isIFN 

Nenhum comentário