São Francisco- COVID: 21 óbitos em 30 dias. Confira a evolução do vírus em 90 dias

Clinica da família é um dos nove pontos de vacinação contra a COVID
      O número de óbitos em São Francisco de Itabapoana, provocado pelos efeitos da COVID-19 segue aumentando de forma assustadora. A reportagem do Blog do Carlos Jorge fez um levantamento das mortes de pacientes residentes no município, que foram a óbito no período de janeiro a abril de 2021, fazendo um comparativo mensal dos óbitos. Os dados teve como parâmetro o dia 04 de cada mês, pois consideramos o ultimo boletim divulgado pelo município, publicado nesta segunda, com data do dia, 04/04. 
A reportagem do Blog do Carlos Jorge traz ainda algumas das principais ações implementadas pela prefeitura na prevenção e no tratamento de pacientes. Os números revelam dois dados preocupantes: Óbitos e número de leitos disponíveis no Hospital Manoel Carola, para pacientes infectados pelo vírus.


Confira os dados:
Números de óbitos:
Janeiro a fevereiro: 01 óbito
Fevereiro a março: 08 óbitos
Março a Abril: 21 óbitos

Taxa de ocupação de leitos:
No mês de Janeiro, a secretaria municipal de Saúde, ainda não disponibilizava o número de leitos disponíveis.

No mês de fevereiro: 44,44% dos leitos clínicos estavam ocupados
No mês de março: 55,56% dos leitos clínicos estavam ocupados
No mês de abril: 100% dos leitos clínicos estão ocupados

Medidas de prevenção e combate ao vírus:

Nesse período a Prefeitura, através da secretaria municipal de Saúde implementou medidas importantes. Foram emitidos vários decretos restritivos e intensificada a fiscalização contra aglomerações. O trabalho de vacinação foi ampliado para atender em nove localidades distintas, antes o atendimento era feito apenas em Ponto de Cacimbas. O resultado tem sido um maior volume de vacinas aplicadas.
   Outra medida colocada em prática, a partir desta segunda-feira, 05 de abril, foi a descentralização dos testes rápidos. Antes os testes eram feitos apenas em Ponto de Cacimbas. A partir desta segunda passa a ser feito, também, em nove unidades de ESF- Estratégia Saúde da Família. Essa medida irá ampliar o número de pacientes testados. Foi ampliado ainda o número de leitos para atendimento a COVID-19.
   A partir dos dados apresentados é possível concluir que; mesmo com a ampliação das ações por parte da Prefeitura e da secretaria municipal de Saúde, o vírus continua avançando e matando cada vez mais pessoas. A reportagem do Blog do Carlos Jorge pesquisou e analisou opiniões de diversos infectologistas que são quase unanimes em afirmar que três medidas essenciais são as mais úteis contra a doença: O uso de máscaras, o distanciamento social e a vacinação.
Reportagem: Carlos Jorge P. Azevedo- Blog do Carlos Jorge em 05 de abril de 2021

Receba em seu ZAP as principais notícias do blog do Carlos Jorge. Click no link e fale com a gente: https://bit.ly/39isIFN 




2 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pela reportagem. Bem didática.

Unknown disse...

A coisa está cada dia pior, não vejo a hora da mha vasina!!!! Está semana ou a outra!!!! Se Deus quizer....