Alunos da rede estadual têm de atualizar aplicativo para assistir aulas online a partir desta quinta


A partir desta quinta-feira (13), os 730 mil alunos da rede estadual do Rio de Janeiro passam a assistir a aulas ao vivo pelo aplicativo Applique-se, do governo do estado. É preciso atualizar o aplicativo para conseguir acompanhar as aulas online.

Também nesta quinta-feira, começa o segundo bimestre do ano letivo de 2021, agora com conteúdo novo. Do início do ano letivo até agora, os estudantes só tiveram aulas de revisão.

"A partir de hoje, a gente entra na chamada aula síncrona, aula ao vivo, com a interação entre alunos e professores para toda a rede. Os alunos que não tem dispositivo continuaram com material impresso. Em várias cidades, já estamos há algumas semanas funcionando no modelo híbrido, com parte dos alunos no presencial e parte dos alunos no remoto, com os protocolos sanitários, com a segurança adequada", disse o secretário estadual de educação, Comte Bittencourt.

A plataforma de aula remota poderá abarcar até 800 mil usuários, entre professores e alunos, em tempo real, em videoconferência e chat para tirar dúvidas ao vivo. Ou seja, os alunos poderão interagir com os professores, como se estivessem presentes em sala de aula. O aplicativo pode ser atualizado no celular nos sistemas Android e iOS (iPhone). A navegação no celular segue gratuita para o usuário.

As aulas vão acontecer num sistema de grade, como se eles estivessem na escola. Por exemplo, primeiro com aulas de matemática, depois o tempo de português e assim, sucessivamente. As aulas vão ser sequenciais, com intervalos pequenos entre elas.

A atualização do Applique-se se faz necessário, porque até então a plataforma estava preparada apenas para aulas gravadas. Se não baixar o aplicativo, o aluno não vai conseguir assistir às aulas.

Quem não tem internet nem celular para acompanhar as aulas pelo aplicativo pode ir até a escola buscar as apostilas e todo o material didático para poder acompanhar os conteúdos.

Esta semana, 207 escolas estaduais de 12 municípios estão com aulas no ensino híbrido (presencial e remoto). São eles: São Gonçalo, Niterói, Araruama, Barra Mansa, Itaboraí, Macaé, Pinheiral, Porto Real, Quissamã, Rio Bonito, Saquarema e Volta Redonda.

Fonte: G1

Nenhum comentário