Caranguejos: Os que colaboram e os que competem
Havia um homem na praia que vendia caranguejos. Tinha dois baldes cheios de animais vivos, mas apenas um balde estava tampado. Uma mulher perguntou-lhe:
" - Por que você tampou um dos baldes e o outro não?"
O vendedor respondeu:
" - Porque vendo dois tipos de caranguejos: os que colaboram e os que competem. Os caranguejos que colaboram tentam sempre sair do balde. Quando não conseguem, eles fazem uma corrente, apoiam-se uns nos outros e, assim, todos conseguem sair. Por isso, tenho de tampar o balde."
O homem fez uma pausa, diante do olhar admirado da mulher e confirmou:
" - É isso mesmo, Dona. É uma coisa impressionante!"
" - Mas, e os outros? Por que ficam com o balde destampado? Não vão tentar sair também?"
" - Ah! Os caranguejos que competem também tentam sair. Mas, sempre que um deles tenta saltar e está quase conseguindo sair do balde, os outros por baixo dele o agarram e puxam para baixo. Assim, nenhum deles consegue escapar."
Reflita sobre este tema em sua vida pessoal e profissional. Há, em todo tipo de situação, 'caranguejos que colaboram' e 'caranguejos que competem'.
Se temos obtido e oferecido colaboração, estamos no primeiro grupo e conseguiremos alcançar nossos objetivos. Mas, se estamos puxando uns aos outros para baixo, dificilmente teremos a união e a força necessárias para vencer as dificuldades e chegar onde queremos.
Nenhum comentário
Postar um comentário